É comum as pessoas prestarem pouca atenção à saúde do Sistema Nervoso, privilegiando outros órgãos e sistemas do corpo. No entanto, ao cuidar e fortalecer o seu sistema nervoso vai melhorar a sua saúde mental e conquistar saúde no resto do corpo.

Porque é tão importante o sistema nervoso?

O sistema nervoso é um dos sistemas mais complexos e importantes do organismo humano. É responsável por receber estímulos internos e externos (através dos sentidos) e responsável por diversas ações corporais.

Em conjunto com o sistema hormonal e endócrino, controla funções vitais como: respiração, batimentos cardíacos, circulação, sensações como fome, saciedade, sede, postura, entre muitas outras. Também é responsável pelo controlo das emoções como concentração, aprendizagem, memória, capacidade de aguentar o stress, ansiedade, entre outras.

Por conseguinte, é imprescindível fortalecer o sistema nervoso de forma natural de modo a cuidar da saúde como um todo.



Que alimentos fortalecem o sistema nervoso?

1. Levedura de cerveja

Rica em vitaminas do complexo B é um tonificante do sistema nervoso, preponderante para casos de depressão, ansiedade, stress, apatia ou falta de apetite.



2. Aveia

Este alimento acalma a irritabilidade e ansiedade moderada e favorece o desempenho intelectual.

Curiosamente, é um alimento energético e relaxante ao mesmo tempo. Pode ser consumida cozida (por exemplo em sopas) ou crua juntamente com fruta e iogurte, por exemplo.



3. Pólen

É um complexo polivitamínico por excelência: anti-inflamatório, revitalizante celular e tónico do sistema nervoso (confere maior agilidade mental).

Partilhe e ajude os seus amigos a fortalecer o sistema nervoso!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.