A barriga inchada é uma condição que pode ser provocada por diversas causas (se interessar, visite: barriga inchada: doenças e condições que podem ser a causa).

Quando a causa deriva de hábitos alimentares, as primeiras sugestões passam por evitar alimentos que contenham:

1. Glúten

O glúten é uma proteína que se encontra nos produtos à base de cereais como trigo, centeio, cevada e aveia.

É um tema que tem levantado muitas questões, pois as dietas sem glúten tornaram-se mediáticas recentemente, no entanto vários estudos comprovaram que pessoas que não sofrem da doença celíaca não são prejudicadas pelo consumo de glúten.

A doença celíaca é uma desordem autoimune que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten. Nos celíacos quando esta proteína alcança o intestino delgado ocorre um processo inflamatório.

Outros estudos referem que a doença celíaca é mais comum do que se imagina e por isso é que eliminar o consumo de glúten é tão benéfico.

Exemplos de alimentos sem glúten:
1.1 Frutas e vegetais
1.2 Arroz e derivados
1.3 Milho e derivados
1.4 Carnes e peixes
1.5 Açúcar, chocolate e gelatina
1.6 Sal
1.7 Óleo e azeite

2. Lactose

A lactose é o hidrato de carbono do leite e derivados.

A lactase (uma enzima) é responsável por transformar a lactose em glicose de modo a que o hidrato de carbono possa ser absorvido pelo intestino delgado. Quando a lactase é menos eficiente ou quando perde a capacidade de transformar a lactose em glicose, é comum ocorrerem sintomas como diarreia, flatulência, dores de barriga e inchaço na barriga.

Nota: Estudos referem que o fermento usado nos pães e outros alimentos também provoca barriga inchada, entre outros sintomas.

De seguida vão ser referidos alimentos que deve evitar sempre que sentir a barriga inchada. Não somos adeptos de mudanças drásticas ou radicais da rotina alimentar, por isso atente à descrição de cada alimento a evitar.

1. Pão branco

Experimente alimentos sem glúten. Se sentir melhorias significativas, pode ser que tenha algum tipo de intolerância ao glúten. Neste caso, deverá consultar o seu médico ou nutricionista sobre esta condição de modo a que não deixe de consumir algum alimento importante para a sua saúde e/ou de modo a compensar determinados nutrientes com alimentos sem glúten.



2. Leite e derivados

Em fases de barriga inchada, opte por produtos à base de soja.



3. Refrigerantes e sumos industrializados

Esta dica é intemporal, dê preferência à água.

4. Carnes vermelhas e carnes processadas

As carnes processadas na realidade pode remover da dieta alimentar. As carnes vermelhas, em fases de crise, substitua por carnes brancas.



5. Doces

Opte por frutas e legumes.

6. Fritos

Opte por assados e grelhados.

Partilhe e ajude os seus amigos a evitarem a barriga inchada!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.