Superalimentos são alimentos que contêm teores elevados de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais e/ou antioxidantes. O seu consumo é indicado e devem ser incorporados na dieta de forma a participarem e ajudarem numa alimentação saudável e variada.

O superalimento que é apresentado neste artigo são as sementes de Chia.

A porção diária recomendada desta semente é de 25 gramas, que corresponde a uma colher de sobremesa. Convém não exagerar no seu consumo, pois 25 gramas contêm 164 calorias que é um valor considerável para a quantidade de alimento.

De seguida vão ser referidas as principais vantagens de incorporar uma colher de sobremesa de Chia no seu dia a dia.

1. Ómega-3

25 gramas desta semente conferem cerca de 400% da necessidade diária de ómega-3. A Chia apresenta uma concentração destes ácidos gordos 8 vezes superior à encontrada no salmão.

Geralmente, a absorção de ómega-3 de origem vegetal é mais difícil do que a de origem animal, por conseguinte a Chia não deve ser encarada como um substituto do salmão.

2. Cálcio

É uma ótima opção para quem é intolerante à lactose. A porção de 25 gr apresenta cerca de 21% das necessidades diárias de cálcio.



3. Ferro

Um forte aliado no combate à anemia, a Chia tem 3 vezes maior concentração de ferro do que os espinafres.

4. Fibras

A Chia é rica em fibras solúveis e insolúveis. Um ótimo alimento para a prevenção da prisão de ventre.



5. Magnésio

A Chia tem 15 vezes maior concentração de magnésio que os brócolos, que é essencial para o sistema nervoso.

6. Vitamina A

A vitamina A estimula o sistema imunitário e protege a pele e olhos do envelhecimento precoce. A porção diária de Chia possui cerca de 20% das necessidades desta vitamina.



7. Vitaminas do Complexo B

A Chia é rica em niacina, tiamina e riboflavina que são vitaminas do complexo B. São fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.

8. Antioxidantes

A Chia é rica em ácido cafeico e clorogénico que ajudam a neutralizar os radicais livres.

Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os benefícios da Chia!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.