Uma dieta alimentar adequada é fundamental para superar ou tratar inúmeras condições, incluindo o cansaço. Sendo que em alguns casos uma mudança de hábitos alimentares não será o necessário para tratar a fadiga.

O cansaço pode ter diversas causas, desde maus hábitos de sono, falta de ferro (ou casos de anemia) e outras doenças e/ou determinados distúrbios.

Quando as pessoas sentem-se cansadas é normal adicionarem às suas dietas alimentares determinados alimentos com o intuito de sentirem mais energia. No entanto, tão importante como adicionar determinados alimentos é evitar outros que podem roubar ou dificultar a absorção de energia.

Quais são então os alimentos ou tipos de alimentos que roubam energia?

1. Cafeína em excesso

A cafeína é um estimulante natural, sendo que em excesso provoca o efeito contrário.
O seu excesso prejudica a qualidade do sono e a circulação sanguínea.

Dica: Se adora café e não consegue diminuir o seu consumo, opte por consumi-lo com mais água de modo a diluir a sua concentração.

2. Alimentos gordurosos

As refeições ricas em gordura apresentam um esvaziamento gástrico mais prolongado, ou seja, vai sentir-se “cheio” ou com sensação de inchaço durante mais tempo. Sempre que este fenómeno ocorre, o seu organismo é obrigado a gastar mais energias no processo digestivo, não podendo aplicar a energia obtida dos alimentos ao longo de dia.

3. Álcool

As bebidas alcoólicas podem ser desinibidoras, o que não deve ser confundido com estimulantes.
O excesso de álcool provoca sono, diminuição dos reflexos e concentração. As mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool.

4. Hidratos de carbono simples

Hidratos de carbono simples como açúcar branco, bolos e bolachas recheadas não roubam energia, mas provocam um efeito bastante prejudicial para a sensação de bem estar.
Este tipo de hidratos fazem disparar os valores de açúcar no sangue e são consumidos muito rapidamente. Sempre que surgem picos de açúcar no sangue ocorre uma sensação de satisfação muito curta e posterior sensação de necessidade de consumo do mesmo tipo de hidratos.

Tem-se dado destaque a este fenómeno recentemente. Por isso é que muitos estudos classificam este tipo de hidratos como sendo viciantes. O prazer que providenciam é momentâneo e provocam desejo por mais pouco tempo depois de serem consumidos.



E que tipos de alimentos deve beneficiar para obter energia?

1. Hidratos de carbono complexos

Um erro muito comum (infelizmente) é as pessoas fazerem dietas ricas em proteína e cortarem o consumo de hidratos de carbono. Muito devido a todas as vezes que leram que os hidratos de carbono provocam excesso de peso e são prejudiciais à saúde.
No entanto a realidade é que hidratos de carbono são absolutamente essenciais ao bom funcionamento do corpo humano e ao seu bem estar. Os hidratos de carbono são a fonte de energia do organismo. Sem energia vai sentir cansaço, fadiga e podem ocorrer muitas outras complicações.

Como referimos nos alimentos a evitar, não deve é optar pelos hidratos de carbono simples, isto porque, tal como referido anteriormente, dão um pico de energia muito temporário. Por conseguinte deve dar preferência aos hidratos de carbono complexos que são uma ótima fonte de energia e de longa duração, sendo eles, arroz, massa, pão, frutas e legumes.

2. Alimentos ricos em ferro

Cerca de 70% do ferro corporal encontra-se na hemoglobina que tem a função de transportar oxigénio dos pulmões a todas as células do corpo.
Quando há défice de ferro no organismo, as células não obtêm a quantidade de oxigénio ideal e surgem sintomas como cansaço, fadiga e desânimo.

Inclua na sua dieta alimentar espinafres e agrião. Idealmente deve consumir vitamina C na mesma refeição, pois vai favorecer a absorção do ferro de origem vegetal.

3. Alimentos ricos em zinco

Este nutriente é fundamental para a preservação de centenas de enzimas do corpo humano. Por conseguinte é fundamental para combater o cansaço e desânimo.
Opte por favorecer o consumo de nozes, castanhas e avelãs.

Caso faça uma correção na dieta alimentar e ainda assim sentir cansaço intenso, deve consultar o seu médico, pois esse cansaço pode estar a ser provocado por outras condições que necessitem de tratamento específico, como por exemplo, anemia.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Causas e Doenças que podem provocar Anemia!

Fadiga? Conheça mais sintomas de falta de Ferro no Organismo!



Partilhe e ajude os seus amigos a evitarem alimentos que roubam energia!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.