A colite ulcerosa é uma doença inflamatória crónica que afeta o intestino grosso (cólon), mais precisamente a camada (mucosa) que reveste o seu interior.

A colite ulcerosa (ulcerativa) provoca inflamações e pequenas feridas na mucosa, podendo ocorrer sangue e/ou formação de pus.

Ao contrário da doença de Crohn, a colite ulcerosa normalmente não afeta a espessura da parede intestinal e raramente afeta o intestino delgado. Se for do seu interesse, consulte: Sintomas da doença de Crohn.

Normalmente, a colite ulcerosa afeta o reto e o sigmóide e, por vezes, estende-se de forma parcial ou total pelo intestino grosso.

A doença tem 2 picos de ocorrência, sendo mais comum entre os 15 e 40 anos e entre os 50 e 80 anos, no entanto pode surgir em qualquer idade. As pessoas que têm familiares de primeiro grau com esta condição apresentam maior risco de a desenvolverem também.



Quais são os sintomas principais da colite ulcerosa?

1. Diarreia (com presença ou não de sangue)
2. Urgência retal (necessidade de evacuar que surge repentinamente)
3. Fezes com muco / pus
4. Dor abdominal (cólicas)
5. Prisão de ventre (constipação intestinal)
6. Perda de apetite
7. Febre
8. Perda de peso
9. Anemia
10. Reações cutâneas (alergias na pele)
11. Dores nas articulações



Que complicações podem surgir por influência de colites ulcerosas?

1. Hemorragias graves
2. Perfuração intestinal
3. Dilatação repentina do cólon
4. Osteoporose
5. Pedra nos rins
6. Doenças da pele e articulações
7. Cancro do cólon (o risco aumenta significativamente após 10 anos de desenvolvimento da colite)

Devido a ser uma condição que aumenta o risco de ocorrência de cancro do cólon, os pacientes de colite ulcerosa são aconselhados a efetuar colonoscopia com maior regularidade.



Como é realizado o diagnóstico de colite ulcerosa?

1. Colonoscopia
2. Raio X abdominal
3. Exame de sangue oculto nas fezes
4. Exames de sangue e urina

Através da colonoscopia é possível detetar com relativa facilidade as colites ulcerosas. Os restantes exames referidos, podem requerer outros exames para complementar a informação.

Partilhe e ajude os seus amigos a precaverem-se das colites ulcerosas!

PARTILHE!
Categorias: AlertasSintomas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.