As vitaminas são mais mediáticas que os minerais na sociedade, contudo uma alimentação rica em minerais é essencial para favorecer um alimentação variada e saudável.

Existem diversos minerais com papeis essenciais no organismo humano, sendo que um assume um papel de destaque: o zinco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o défice de zinco é um problema sério e que direta ou indiretamente está relacionado com um elevado número de mortes em todo o mundo, por ter um papel preponderante no bom funcionamento do sistema imunitário.

O zinco é fundamental tanto para a produção de glóbulos brancos como para estimular a eficiência do sistema imunitário contra vírus, bactérias e fungos. Por conseguinte, pessoas que não consumam quantidades suficientes de zinco apresentam maiores probabilidades de contrair determinadas doenças.

O zinco também tem ação antioxidante, portanto é essencial para eliminar as quantidades de radicais livres no corpo humano. Outra caraterística interessante que torna este mineral fundamental é o facto de mais de 100 enzimas precisarem de zinco para conseguirem catalisar reações químicas.

Que sintomas surgem quando há défice de zinco?

1. Sistema imunitário debilitado
2. Feridas que não cicatrizam
3. Perda de paladar
4. Alergias na pele
5. Pele seca e/ou amarelada
6. Mau funcionamento do fígado

O seu excesso é prejudicial?

O zinco é essencial, contudo o seu excesso (mais de 50 mg por dia durante vários dias) apresenta prejuízos para a saúde, principalmente porque impede a absorção correta de cobre, outro mineral fundamental ao organismo.



Quais os sintomas de excesso de zinco?

1. Diarreia
2. Letargia (perturbações relacionadas com sonolência e inércia)
3. Enjoo e vómitos



Qual é a quantidade necessário?

Os valores apresentados na tabela seguinte são valores de referência de quantidade recomendada por dia, sendo que os valores ideais, naturalmente, podem variar de pessoa para pessoa.



Que alimentos devemos beneficiar?

Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os benefícios do zinco!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.