Já foram referidas várias vezes no portal Alerta Saúde que a Depressão é cada vez mais comum. Para perceber quanto, recentemente a Organização Mundial da Saúde estima que a depressão vai tornar-se a doença mais comum no mundo em menos de 20 anos.

Face a estas expectativas é de extrema importância perceber as causas da depressão e tomar medidas preventivas adequadas.

A depressão é uma doença causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais, psicológicos e sociológicos.

De seguida, vão ser revelados comportamentos e hábitos que tem que eliminar do seu dia a dia. É algo essencial quer para evitar uma depressão como também para superar a mesma, no caso de pessoas que já sofram da patologia.

1. Sedentarismo

Cada vez mais a sociedade vive com a sensação de cansaço permanente e falta de tempo para praticar atividade física. O que é verdadeiramente prejudicial em vários aspetos.

O sedentarismo é das principais causas de inúmeras doenças, como por exemplo determinados cancros, e mata o dobro da obesidade. Sim, o dobro. Perceba aqui: Sedentarismo mata o dobro da Obesidade e o mesmo que o Fumar!

Para além disso, também é um comportamento depressivo, pois a prática regular de atividade física aumenta os níveis de endorfina no organismo, que é um neurotransmissor que promove a sensação de bem estar.

2. Isolamento social

Este comportamento é dos mais nocivos que o ser humano pode ter, isto porque as pessoas são animais sociáveis.

Naturalmente, há pessoas extrovertidas e outras introvertidas, cada tipo com as suas qualidades, e portanto não há um período de tempo de socialização ideal para todos.

O comportamento a adotar é não se esquecer daquilo que gosta de fazer e não deixar de o fazer.

A depressão tende a arrastar as pessoas para o isolamento social e como se encontram numa fase de desânimo deixam-se levar até porque ficarem isoladas é algo confortável em caso de depressão. É por conseguinte um dos comportamentos mais importantes de eliminar.

3. Stress excessivo

Uma parte considerável das depressões tem origem em pressões sentidas pelas pessoas por motivos de trabalho, problemas financeiros, desafios familiares, entre outros.

Sentir stress é algo normal e natural, o problema é quando os níveis de stress deixam de ser aceitáveis.

Pode ser do seu interesse:

Até onde aguentar o Stress? Sabe quando deve ir ao Médico?

Não se deixe vencer pelo Stress. Conheça 8 dicas para o Combater!

4. Má alimentação associada a comportamento compulsivo

Naturalmente uma dieta desajustada, desequilibrada e pobre em nutrientes nunca é aconselhada, no entanto é mais grave no caso de estar com uma depressão ou com os seus sintomas.

Este comportamento compulsivo surge como uma tentativa de escapar a sensações de frustração e de sofrimento. Como há défice de afetos emocionais, a pessoa adquire um comportamento compulsivo de compensar esse défice com a ingestão de doces, alimentos gordurosos ou álcool.



Um estudo realizado por uma universidade britânica identificou que as pessoas que têm uma dieta rica em alimentos industrializados apresentam 58% de maior probabilidade de vir a desenvolver depressão comparativamente com pessoas que têm uma dieta normal.

O contrário também pode acontecer, rejeitar qualquer comida. O que também é prejudicial para a saúde física e mental.

5. Vício na internet e redes sociais

A internet e redes sociais podem dar a sensação de ter muitas amizades, no entanto uma amizade virtual não substitui uma amizade presencial.

Ou seja, o facto de ter amigos nas redes sociais não é algo grave ou sequer prejudicial, no entanto quando passa tanto tempo na internet que limita e condiciona outra atividades fundamentais do dia a dia, como por exemplo dormir devidamente, praticar atividade física e interagir com pessoas presencialmente, é um comportamento a ser eliminado.

Um estudo britânico revelou que as pessoas que tinham o comportamento referido no parágrafo anterior, tinham uma probabilidade até 5 vezes superior de desenvolver depressão.

6. Não privilegiar o sono

Um sono de baixa qualidade tanto é causa como consequência de uma depressão.

Se não dormir o tempo necessário, vai sentir-se cansado, mais irritado, sem paciência para fazer as atividades do dia a dia, entre muitas outras consequências negativas. Grande parte dessas consequências são causas de depressão.

Consulte:

Conheça 8 “Armadilhas” presentes nos quartos que prejudicam o Sono!

10 Dicas para Dormir melhor!

7. Reclamar com tudo e pensamento negativo constante

Lamentar a vida e achar que nada vai dar certo é um comportamento nocivo e que interfere com a sua saúde mental e física.

Naturalmente, não é possível uma pessoa estar sempre feliz e com pensamento positivo, mas também não é isso o pretendido.

É normal ocorrerem dificuldades durante a vida, reclamar e pensar negativamente não vai mudar nada. A atitude ideal a ter é procurar aceitar os desafios que surgem e pensar num cenário futuro positivo, apesar das dificuldades do presente.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

9 tipos de Depressão!

Diferenças entre Tristeza e Depressão!



Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem hábitos que têm que eliminar para evitar ou superar a Depressão!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.