É comum as pessoas confundirem tristeza com depressão. O que é normal, pois a tristeza é inclusive um dos sintomas da depressão. Contudo, são condições distintas.

A tristeza é um sentimento que ocorre derivado de algum acontecimento externo e pode provocar reações físicas e psicológicas (tal como a depressão), no entanto é uma condição temporária.

Por exemplo, é normal uma pessoa sentir-se profundamente triste quando perde um familiar ou um amigo. Essa tristeza pode provocar insónias, falta de apetite, entre outros sintomas (exatamente igual a uma depressão), contudo, no caso de tristeza, passará com o tempo.

A tristeza como surge da ocorrência de um fator externo, tem sempre um ou vários motivos, ou seja, as pessoas sabem o porquê de estarem tristes.

Por sua vez, a depressão não é um sentimento, é um estado de espírito em que o sintoma mais comum é o sentimento de tristeza e que, muitas vezes, ocorre sem qualquer motivo aparente. Por isso é que muitas pessoas com depressão não conseguem identificar ao certo quais os motivos que as fazem sentir tristes.

A tristeza e a depressão são também comummente confundidas quando uma pessoa sente tristeza por algum motivo e essa tristeza não passa e torna-se permanente. Nesse caso, a tristeza evoluiu para uma depressão, são no entanto dois estágios distintos.

Utilizando o exemplo dado anteriormente, quando uma pessoa perde um familiar ou um amigo é normal sentir-se profundamente triste, o que pode provocar reações físicas e psicológicas. Caso essa tristeza não passe com o tempo, evoluirá para uma depressão.



Resumindo as diferenças:

– A tristeza é um sentimento provocado por fatores externos, ou seja, ocorreram determinados acontecimentos que provocaram esse sentimento. Para além dessa característica, a tristeza é um sentimento temporário, podendo, no máximo durar 2 meses até passar. Sendo que o normal é durar até 2 semanas.

– A depressão é um estado de espírito em que o sintoma predominante pode ser a tristeza, ou não. Na depressão, as pessoas podem não conseguir identificar os motivos pelos quais se sentem tristes. A depressão é uma doença e como tal é recomendável acompanhamento e tratamento médico.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada!

Gastrite Nervosa: O que é, como surge e quais são os Sintomas?



Partilhe e ajude os seus amigos a perceberem a diferença entre tristeza e depressão!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.