Se tem tido dificuldade em adormecer e/ou em ter uma noite contínua de sono, a sua dieta alimentar pode ser a responsável.

Neste artigo vão ser divulgados 8 alimentos que deve evitar ao jantar e ceia de modo a não prejudicarem o seu sono.

1. Cafeína

A indicação deste nutriente é óbvia, mas o que poderá não ser tão óbvio é o facto de existirem vários chás e medicamentos com cafeína, principalmente suplementos.

Quanto aos medicamentos / suplementos deverá consultar o rótulo e confirmar se contêm cafeína. Em caso afirmativo, poderá comentá-lo com o seu médico e perguntar se existem outras opções que não prejudiquem o seu sono.

Relativamente aos chás, divulgamos os principais com cafeína:
1.1 Chá preto
1.2 Chá verde
1.3 Chá branco
1.4 Chá mate

2. Chocolate

O chocolate é muitas vezes consumido antes de deitar pela sensação de prazer que providencia e pela expectativa que essa sensação possa favorecer o sono.

O chocolate é um hidrato de carbono simples e, como tal, faz disparar os valores de açúcar no sangue por um curto período de tempo. Assim que os valores de açúcar normalizam, é comum provocar agitação, ansiedade e nervosismo. Condições que não são favoráveis ao sono e que podem fazer despertar durante a noite.

Dica: Se dá-lhe imenso prazer comer chocolate antes de deitar, não é necessário eliminar a sua ingestão. Opte pelo chocolate preto e apenas um quadrado logo após o jantar.

3. Álcool

Um copo de vinho, por exemplo, pode ajudar a relaxar e adormecer, mas estudos recentes comprovam que o álcool faz as pessoas despertarem quando estão a entrar em sono profundo, que é a fase do sono onde é reforçado o sistema imunitário.

Dica: Pode consumir moderadamente álcool ao jantar, mas idealmente 2 horas antes de ir dormir.



4. Termogénicos

Os termogénicos estimulam o metabolismo, aumentam o gasto energético e a utilização de gorduras. O seu consumo durante o dia é favorável, quando ingeridos ao jantar ou ceia podem facilmente prejudicar o sono.

Alguns exemplos de alimentos termogénicos:
4.1 Chá verde
4.2 Gengibre
4.3 Pimenta vermelha
4.4 Canela
4.5 Vinagre de maçã
4.6 Piri-piri

5. Alimentos fermentados ou envelhecidos

A tiramina é um aminoácido presente em alimentos envelhecidos e/ou fermentados. É essencial para estimular o cérebro, no entanto se consumido pouco tempo antes de deitar, tende a prejudicar o sono.

Deve evitar queijos envelhecidos, peixe defumado e carnes curadas.

Dica: Se gosta de ingerir queijo à noite, opte pelos frescos ou mozarela.



6. Alimentos que aumentam a acidez

Por exemplo, produtos à base de tomate ou picantes tendem a causar a azia e desconforto durante a noite o que é prejudicial para o seu sono.

7. Alimentos gordurosos

Os alimentos gordurosos requerem uma digestão mais complexa e prolongada. Deitar ainda a efetuar a digestão é algo prejudicial para a qualidade do sono.



8. Excesso de líquidos

A água é mais que essencial para o organismo humano, no entanto deve evitar ingerir líquidos imediatamente antes de deitar, pois o mais provável é que ocorra necessidade de urinar durante a noite o que vai interromper o sono.

Por outro lado, estudos comprovam que as pessoas que apresentam uma hidratação correta (2 litros por dia) têm uma melhor qualidade do sono. Por conseguinte, hidrata-se bem durante o dia e evite ingerir líquidos (chás também) antes de deitar, principalmente se for frequente acordar durante a noite para ir à casa de banho.

Dica: Se gosta de beber um chá para relaxar antes de adormecer, experimente consumi-lo entre 60 a 90 minutos antes de ir dormir e nesse intervalo, se conseguir e surgir vontade, vá à casa de banho.

Partilhe e ajude os seus amigos a melhorar a qualidade do sono!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.