A tiroide é uma glândula endócrina de pequena dimensão (cerca de 5 cm de diâmetro). Localiza-se por baixo da maçã de adão, na face anterior do pescoço.
A tiroide produz hormonas que controlam a velocidade das funções químicas do corpo (metabolismo) e que influenciam a regulação do mecanismo do cálcio, temperatura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial, funcionamento intestinal, controlo do peso e estado de humor.
Quais são as principais doenças da tiroide?
Os distúrbios da tiroide afetam 10% dos portugueses e a nível mundial 300 milhões de pessoas. 80% dos pacientes são mulheres com idade superior aos 35 anos.
Os sintomas destas complicações são muitas vezes silenciosos, o que faz com que o seu diagnóstico seja frequentemente tardio.
As causas das doenças da tiroide não são exatas, sendo que acredita-se que estejam relacionadas com fatores genéricos, dietéticos (défice ou excesso de iodo), entre outras.
As patologias mais comuns são: hipotiroidismo (produção insuficiente de hormonas), hipertiroidismo (produção excessiva de hormonas) e nódulos na tiroide.
1. Hipertiroidismo
É um distúrbio da tiroide em que ocorre uma produção excessiva de hormonas e consequente aceleração do metabolismo.
Sinais de alerta principais:
1.1 Palpitações
1.2 Hipertensão
1.3 Sudorese (transpiração excessiva)
1.4 Tremores
1.5 Cansaço e fraqueza
1.6 Perda de peso
1.7 Aumento do apetite
1.8 Insónia
1.9 Vontade de evacuar mais frequente
Também é comum desenvolver-se a doença de Graves que provoca uma tumefação no pescoço entre outras complicações. O seu aspeto é semelhante ao representado na imagem seguinte:
2. Hipotiroidismo
Distúrbio em que há défice de produção de hormonas. A causa mais frequente é a tiroide de Hashimoto que é uma doença autoimune que provoca inflamação na tiroide e destrói progressivamente as suas funções.
Sinais de alerta principais:
2.1 Perda de expressão facial
2.2 Rouquidão
2.3 Dicção lenta
2.4 Pálpebras descaídas
2.5 Edema (inchaço) dos olhos e face
2.6 Olhos salientes
2.7 Aumento de peso
2.8 Prisão de ventre
2.9 Intolerância ao frio
2.10 Perda de memória e confusão mental
2.11 Secura da pele e cabelo
3. Nódulos
Os nódulos surgem como uma saliência indolor no pescoço.
Podem provocar rouquidão e gânglios aumentados no pescoço. Apesar da maioria dos nódulos serem benignos, todos os anos são diagnosticados 400 casos de cancro da tiroide.
Quando são detetados nódulos benignos na tiroide, é essencial realizar-se nova avaliação médica a cada 6 a 12 meses através de uma citologia.
Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem estes sinais de alerta!