Dor nos rins é uma queixa muito comum e carateriza-se por dor na região lombar (dor no fundo das costas). No entanto, ao contrário do que muitas vezes se acredita, a grande maioria dos casos de dor lombar não é provocada por uma doença renal. Esta dor tem normalmente origem numa condição na coluna e/ou zonas adjacentes.

A lombalgia por problemas de coluna e a dor renal são condições completamente distintas e possuem causas diferentes.

Mas então como podemos saber qual o problema no seu caso? (em caso de dúvida deve sempre consultar o seu médico)

Dor nos rins, se for um problema nos Rins deve encontrar alguns dos seguintes sintomas:

1. Cálculo Renal ou Pedra nos Rins

A cólica renal é uma dor muito forte que normalmente aparece em um dos lados. Esta dor surge de forma repentina e piora com o passar do tempo. Não existe uma posição que ajude a apaziguar a dor podendo mesmo surgir vómitos. Pode ainda surgir sangue na urina sendo comum dar dor na região da virilha.

2. Infeção dos Rins (Pielonefrite)

É uma dor lombar num dos lados das costas que geralmente é acompanhada por febre, arrepios, tontura, náuseas e vómitos.

3. Rins Policísticos

É provavelmente a condição renal mais difícil de distinguir da dor lombar e é comum que a dor se intensifique ao caminhar, mesmo que não seja feita uma rotação do tronco. Neste Caso deve naturalmente procurar apoio extra e deslocar-se ao seu médico ou centro de saúde.



Dor Lombar, se estiver a sofre de uma dor na coluna deve reparar em mais alguns dos seguintes sintomas:

A principal particularidade da dor proveniente de doenças ou condições nos músculos ou ossos da coluna é que estas apresentam caraterísticas mecânicas (relacionadas com movimentos ou posições). Normalmente pode observar também:

    1. 1. Rigidez (dificultam ou impedem a pessoa de realizar movimentos com a coluna)
    1. 2. Irradiação da dor para a perna e/ou joelhos
    1. 3. Fraqueza muscular nos pés
    1. 4. Perda de sensibilidade dos membros inferiores

De modo geral são dores que, normalmente, pioram com a rotação do tronco e que melhoram em determinadas posições. Pode notar por exemplo que sentado ou deitado as dores aliviam ou pioram. E ao contrário dos problemas renais, não é normal ocorrerem sintomas como febre, vómitos, sangue na urina e perda de apetite.

Mais uma vez note que: As dores provenientes de condições renais geralmente não são afetadas pela rotação do tronco nem melhoram com a posição.



Partilhe e ajude os seus amigos a perceber as diferenças entre dores!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.