A dor óssea é uma queixa menos frequente que dores articulares e/ou musculares, no entanto é um sintoma que não deve ser negligenciado.

A dor óssea pode ocorrer devido a uma fratura consequente de uma acidente ou ser subtil e proveniente de metástase óssea.

Qualquer que seja a causa, quando é um sintoma constante ou permanente deve ser marcada uma consulta médica.

A dor óssea pode derivar de um trauma ósseo, esforço excessivo, infeção, malignidade primária ou metastática, perda de mineralização (osteoporose), interrupção da irrigação sanguínea e outras condições menos comuns.

O mineral preponderante para a saúde óssea, é o cálcio. É essencial pra manter os dentes e ossos fortes, melhorar a contração muscular, estimular o ritmo cardíaco, entre muitos outros benefícios.

Que quantidade deve ser ingerida de cálcio por dia?

Entre os 9 e 18 anos, fase em que ossos estão em forte crescimento e desenvolvimento, a quantidade recomendada é de 1.300 mg por dia.

Na idade adulta, a dose aconselhada é de 1.000 mg por dia.

Embora o leite seja o embaixador do cálcio, neste artigo vão ser reveladas outras fontes igualmente importantes de cálcio.

1. Amêndoas



2. Ostras

3. Sardinha enlatada



4. Espinafre cozido

5. Feijão cozido



6. Tofu

7. Amendoins

Nota: Geralmente, ocorre perda de cálcio ao cozer-se os alimentos, por isso é importante usar o mínimo de água e durante o menor tempo de cozedura possível.

Uma dica no caso dos espinafres e feijão, é retirar a primeira água usada para fazer ferver estes alimentos e usar nova água para o resto da cozedura. Isto porque assim que a água começa a ferver, o espinafre e feijão libertam oxalato, que é uma substância que diminui a capacidade de absorção de cálcio.

Partilhe e ajude os seus amigos fortalecer os ossos!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.