A vitamina C é conhecida por estimular e fortalecer o sistema imunitário, no entanto apresenta muitos outros benefícios.

É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, evita o envelhecimento precoce, fortalece os ossos e dentes, estimula os vasos sanguíneos, combate infeções e alergias, reduz o nível de triglicerídeos e do colesterol LDL (colesterol mau) e melhora a absorção de ferro pelo organismo.

A vitamina C não é produzida pelo corpo humano, por conseguinte há necessidade de recorrer a fontes externas, nomeadamente através da alimentação.

Qual a dose diária recomendada de vitamina C?

Não há um consenso científico unânime, no entanto as principais referências da área de nutrição indicam que os adultos devem ingerir 65mg desta vitamina.

Estudos referem que os fumadores deviam ingerir mais 20 mg de vitamina C por cada cigarro que fumam, sendo que novamente não há um consenso.

No entanto, quem é fumador ou quem consome medicação com base diária, pode subir a ingestão de vitamina C para cerca de 120 mg por dia, no caso dos medicamentos devido a alguns químicos inibirem parte da absorção de vitamina C (em todo o caso, 120 mg diariamente não é prejudicial).

A opção mais mediática de vitamina C é a laranja, no entanto há muitas outras opções. De seguida vão ser apresentadas 5 fontes com maior concentração de vitamina C do que a laranja.

1. Pimento Amarelo



2. Kiwi

3. Goiaba



4. Papaia

5. Morango fresco



Várias opções de Vitamina C:

Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem mais fontes de vitamina C!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.