O cérebro é dos órgãos mais importantes do corpo humano e funciona como um centro de controlo de inúmeras atividades e emoções.

O cérebro influencia atividades vitais como o movimento, sono, fome, sede, entre muitas outras e emoções como o amor, ódio, ira, alegria, tristeza, entre outras.

Tal como existem hábitos, comportamentos e exercícios que estimulam a preparação e resistência física humana, também há todo um conjunto de hábitos que são benéficos e outros prejudiciais para a atividade cerebral.

Neste artigo vão ser referidos 7 hábitos / comportamentos que são dos piores inimigos do cérebro humano.

1. Falta de sono

Poucas horas de sono prejudica a atividade cerebral. Por um lado, é durante o sono que o cérebro consolida e organiza as memórias e pensamentos, por outro lado o cérebro descansa durante o sono.

Por isso é que sintomas como dificuldade de concentração, falhas de memória e alterações de humor são mais comuns quando há privação de sono.

2. Sedentarismo

A atividade física estimula o sistema nervoso central em vários níveis. Ajuda a reduzir a ansiedade, diminui os níveis de stress e adrenalina e melhora o sono, entre outros benefícios. Devido a estas caraterísticas é fundamental para otimizar a concentração, processo criativo e pensamento lógico.

3. Desorganização

É favorável para o cérebro criar alguns hábitos e organizar atividades e pensamentos de modo a aliviar trabalho cognitivo. Desta forma, o cérebro terá oportunidade para se envolver num processo cognitivo superior, como por exemplo em termos de criatividade e raciocínio lógico.



4. Ciclo de rotina

Se por um lado é importante ganhar organização e alguma rotina, é igualmente importante não cair num ciclo vicioso.

Quando existe uma rotina demasiado vincada o cérebro automatiza os processos mentais. Sem que seja perceptível, deixa-se de pensar, raciocinar e de criar novas ideias e perspetivas.

Organize-se sem que caia numa rotina, por exemplo:
Aos sábados pelas 11h vai ao supermercado (organização), opte por não ir sempre ao mesmo (quebrar rotina).
Todos os dias toma pequeno almoço pelas 08h30 (organização), sempre que possível varie os alimentos do pequenos almoços (quebrar rotina).

É fundamental organizar-se que que crie uma rotina viciosa.

5. Sobrecarga mental

O cérebro tem uma capacidade limitada para lidar com tarefas em simultâneo. Quando esse limite é ultrapassado ocorre falta de memória, dificuldade de concentração e de raciocínio, entre outra consequências. Por isso, não exagere no número de atividades que pratica ao mesmo tempo.



6. Ansiedade

Quando se sente ansiedade a atividade cerebral foca no futuro e não no presente, pois a ansiedade surge frequentemnete associada a medos e receios futuros. Como consequência, ocorre défice de concentração e de raciocínio.

Tente controlar a ansiedade com estas dicas:
7 Alimentos que combatem a Ansiedade!
Confira 9 Técnicas para acalmar a Ansiedade no Momento!
Estes hábitos do dia a dia provocam Ansiedade sem que se aperceba!

Se não surtirem os efeitos desejados, procure ajuda presencial especializada.



7. Vícios e maus hábitos alimentares

Vícios como álcool e nicotina e maus hábitos alimentares como excesso de cafeína e ingestão de poucas refeições por dia, são condições que prejudicam severamente a capacidade de concentração e produtividade.

Partilhe e ajude os seus amigos a não prejudicarem a atividade cerebral!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.