Há alimentos que as pessoas consomem por pensarem que são uma opção saudável, mas na realidade não o são.

Por trás desta imagem de produtos saudáveis, estão muitas vezes máquinas de marketing que iludem as expectativas do consumidor.

Neste artigo vão ser revelados alguns desses produtos.

1. Peito de peru fatiado

As carnes brancas são indicadas por serem saudáveis e uma ótima opção na obtenção de proteína. O peito de perú fatiado é uma das opções mais saudáveis que pode encontrar nas charcutarias, no entanto por ser das opções mais saudáveis desta secção, não significa que seja saudável. É um alimento processado e muito se tem falado sobre o perigo das carnes processadas, nomeadamente no desenvolvimento de cancro. Tenha consciência que por ser “peito de peru” não significa que seja saudável.



2. Sumos de fruta embalados

Em grande parte dos produtos disponíveis no supermercado, a própria embalagem é prejudicial para a saúde das pessoas, devido a transmitirem determinados compostos para o sumo. Além deste fator, estes sumos apresentam elevada quantidade de açúcares artificiais.

3. Barras de cereais

Apesar das embalagens referirem que as barras de cereais são ricas em aveia e/ou fibra, a verdade é que também são ricas em hidratos de carbono refinados (açúcar artificial, sacarose, xarope de glicose, entre outros) e em cereais também refinados.



4. Temperos prontos

São um tipo de produto que apresenta doses elevadas de sódio e substâncias químicas, como por exemplo, o glutamato monossódico, que é um intensificador de sabor artificial que quando consumido com frequência provoca vício pelo seu sabor. Isto é, pessoas que consumam este químico com frequência ao ingerirem alimentos que não apresentem este composto não sentem tanto sabor.

5. Frutas em calda

A fruta como é processada perde grande parte dos nutrientes e a calda apresenta grande quantidade de açúcar artificial.

6. Gelatinas prontas a consumir

A gelatina é um ótimo alimento, no entanto não é o caso de todas as opções disponíveis no supermercado. Principalmente no caso de gelatinas prontas ao consumo. Parte das opções disponíveis são uma versão industrializada rica em corantes, aromatizantes e adoçantes.



7. Azeitonas

É um alimento saudável quando ingerido sem exageros, no entanto há opções nos supermercados que se encontram em embalagens com conservante, o que deixa as azeitonas com elevada concentração de sal.

8. Sopas em pó ou prontas a consumir

Grande parte das opções disponíveis no supermercado apresentam uma elevada concentração de sódio e glutamado monossódico.

9. Chocolate diet

As embalagens deste tipo de chocolate referem muitas vezes que apresentam menor quantidade de calorias, no entanto para que o chocolate não perca o sabor é adicionada gordura hidrogenada.

Partilhe e ajude os seus amigos conhecerem a verdade sobre estes alimentos!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.