O ferro é um mineral fundamental em inúmeros processos no organismo humano e o seu défice pode provocar anemia (pode ser do seu interesse: Causas e Doenças que podem provocar Anemia!).

O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos (hemácias). Quando há um défice de ferro a produção de hemácias fica comprometida. Como o tempo médio de vida dos glóbulos vermelhos ronda os 120 dias, caso não haja produção necessária de hemácias não será necessário muito tempo até ocorrerem determinados sintomas.

A hemoglobina é uma metaloproteína presente nas hemácias e é responsável pelo transporte do oxigénio dos pulmões até todas as células do corpo humano. Por isso é que a fadiga e cansaço intenso são os sintomas principais da falta de ferro e consequente défice de hemácias.

A falta de ferro é mais comum nas mulheres e crianças.

Os sintomas principais de quantidade insuficiente de ferro são:

1. Fadiga / Cansaço intenso
2. Desânimo
3. Dificuldade de concentração
4. Sonolência
5. Tornozelos inchados
6. Queda de cabelo mais acentuada que o normal



7. Pele pálida
8. Irritabilidade
9. Falta de apetite,
10. Infeções frequentes devido a um consequente sistema imunitário debilitado (pode ser do seu interesse: Causas da Candidíase: Afinal o que provoca esta infeção?)

A falta de ferro pode estar relacionada com uma dieta alimentar desequilibrada ou com perda de sangue.

Por conseguinte, poderá tentar corrigir alguns hábitos alimentares caso sinta estes sintomas e se não sentir melhoras, deverá consultar o seu médico para um diagnóstico mais completo.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Sistema Imunitário Debilitado: 10 Sinais!

Posso desenvolver ou já ter uma Doença Autoimune? Tire as Dúvidas!



Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os sintomas da falta de Ferro!

PARTILHE!
Categorias: AlertasSintomas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.