Normalmente não, mas existem pneumonias contagiosas.

Apenas alguns tipos de pneumonia é que são contagiosas, como é o caso das pneumonias de origem viral e algumas, poucas, de origem bacteriana.

Ainda assim, é importante realçar que a maioria das pessoas que entra em contacto com um paciente que esteja com uma pneumonia contagiosa, não desenvolvem uma pneumonia. Explicaremos ao longo do artigo os motivos.

Caso deseje conhecer os sintomas da pneumonia, consulte:

Pneumonia em Crianças: Sintomas da Pneumonia Bacteriana e Viral!

Pneumonia em Adultos: Sintomas da Pneumonia Bacteriana e Viral!

Como se transmite a Pneumonia?

A pneumonia é uma infeção a nível pulmonar que afeta os alvéolos, que são as bolsas de ar microscópicas responsáveis pela passagem do oxigénio dos pulmões para o sangue.

Para que uma pessoa desenvolva uma pneumonia é necessário que um vírus, um fungo ou uma bactéria alcance os alvéolos.

Normalmente, é algo muito difícil de ocorrer, pois os pulmões tem todo um complexo sistema de defesa que é responsável por eliminar e evitar este tipo de ocorrências. Os espirros, por exemplo, são um mecanismo de defesa que ocorrem muitas vezes para expulsar alguma componente que possa representar um risco para os pulmões.

As pessoas que contraem uma pneumonia são, normalmente, alvo de 2 condições: de um vírus, de um fungo ou de uma bactéria e de uma falha no sistema de defesa.



A pneumonia pode ser transmitida via ar ao ocorrer contato com secreções de alguma pessoa contaminada. Contudo, esta via de transmissão é pouco comum.

A via mais comum é ocorrer uma pneumonia devido a um germe oriundo da cavidade nasal ou da orofaringe da própria pessoa. Enquanto o sistema imunitário estiver forte, as bactérias provenientes das vias respiratórias superiores são impedidas de infiltrarem-se nos pulmões. Porém, quando há alguma debilitação do sistema imunitário, essas bactérias invadem os pulmões.

A gripe provoca pneumonia?

A gripe e outras viroses a nível respiratório aumentam o risco de contração de uma pneumonia.

Por um lado, porque provocam a inflamação das vias respiratórias o que debilita o sistema de defesa. Por outro lado, o próprio vírus que provoca a gripe, Influenza, pode dar origem a uma pneumonia.



Que tipos de Pneumonias Virais são Contagiosas?

As pneumonias virais mais comuns são originadas pelo vírus Influenza, Parainfluenza, Adenovírus e Vírus sincicial respiratório. O primeiro vírus é o agente que provoca gripe e os restantes responsáveis pelas constipações. Em pessoas cujo sistema imunitário esteja de certa forma comprometido, estes vírus podem provocar uma pneumonia viral. Na maior parte dos casos, as pessoas que tiverem em contato com pacientes que tenham pneumonia viral destes tipos, vão simplesmente contrair uma gripe ou uma constipação.

Que tipos de Pneumonias Bacterianas são Contagiosas?

A maior parte das pneumonias bacterianas não são contagiosas. As bactérias principais que provocam este tipo de pneumonia são: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Muito raramente este tipo de bactérias é transmitida de pessoa para pessoa, pois são inclusive bactérias já presentes no organismo humano.

Em situações muito ocasionais, a bactéria Streptococcus pneumoniae pode ser contagiosa. Contudo, para que ocorra um contágio de pessoa para pessoa é necessário que o contato entre ambas seja próximo e prolongado.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Que fique Alerta! Registe-se e receba as nossas novidades: Previna-se já!
















Partilhe e ajude as pessoas a perceberem como é a transmissão da Pneumonia!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.