A vitamina D é essencial para o organismo devido a favorecer a absorção de cálcio, fortalecer os ossos, estimular o funcionamento do sistema imunitário e aliviar as dores inflamatórias.

O seu défice pode provocar complicações como doenças reumáticas, sistema imunitário debilitado, saúde capilar comprometida e aumento do risco de cancro (de acordo com vários estudos recentes), entre outras.

Por outro lado, o seu excesso também é prejudicial no sentido em que pode dar origem a doenças cardíacas e renais entre outras.

No entanto, o défice desta vitamina é significativamente mais frequente do que o seu excesso. Muito devido ao facto de poucos alimentos serem naturalmente ricos em vitamina D, por conseguinte as ocorrências de excesso de vitamina D estão associadas com frequência ao consumo de suplementos sem aconselhamento médico.

A quantidade recomendada pela U.S. Dietary Reference Intake é de 5 mg por dia (200 UI/dia) para adultos até os 50 anos e de 10 mg (400 UI) para adultos com idade superior aos 50 anos.

A vitamina D apresenta duas formas principais, sendo elas as vitaminas D2 e D3.

A vitamina D3 é produzida pelo organismo através da exposição solar, mais especificamente através da absorção de radiação ultravioleta B.

No Inverno devido à frequente ausência de raios solares, a absorção de vitamina D pode ficar comprometida.

No sentido de combater este risco, vão ser sugeridos 7 alimentos ricos em vitamina D.

1. Salmão

100 gr de salmão oferecem 650 UI de vitamina D.



2. Sardinha enlatada

100 gr de sardinha enlatada apresenta cerca de 328 UI de vitamina D.



3. Atum enlatado

100 gr de atum conservado em água fornecem 154 UI de vitamina D.

4. Gema de ovo

Uma gema de ovo contém cerca de 37 UI de vitamina D.



5. Bife de fígado

100 gr de bife de fígado contém 42 UI de vitamina D.

6. Cogumelos

Dê preferência aos tipo funghi.

7. Queijo

Uma fatia de queijo contém cerca de 6 UI de vitamina D.

Partilhe e ajude os seus amigos a compensarem a absorção de vitamina D!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.