Os pólipos intestinais, nos quais se incluem os pólipos colo-rectais (pólipos que surgem no intestino grosso), são bastante comuns e surgem em cerca de 30% da população adulta.

Os pólipos são lesões benignas, no entanto uma pequena percentagem dos mesmos apresenta evolução maligna.

Através de alguns exames, nomeadamente através da colonoscopia, é possível identificar e remover pólipos intestinais.

Normalmente, sempre que um pólipo apresenta dimensão superior a 0,5 cm é recomendável a sua remoção devido a apresentar uma maior probabilidade de evolução maligna.

Que tipos de pólipos intestinais existem?

Existem vários tipos de pólipos intestinais, vão ser apresentados de seguida os 2 principais:

1. Pólipos hiperplásicos
São pólipos de pequena dimensão e que normalmente localizam-se na fase terminal do cólon (reto e sigmóide). Verifique a próxima ilustração para perceber melhor:

Este tipo de pólipo apresenta uma baixa probabilidade de evolução maligna e, geralmente, não requer qualquer tipo de tratamento.



2. Adenomas
Os pólipos adenomatosos são os mais comuns e os que apresentam maior risco de ocorrência de cancro (em média, 5% tem evolução maligna). No entanto, um adenoma costuma demorar entre 7 a 10 anos para evoluir de benigno a cancro.

Nem sempre é possível distinguir os tipos de pólipos com base na aparência durante uma colonoscopia, por isso é que em caso de dúvida normalmente opta-se por remover o pólipo.



Quais são os sintomas dos pólipos colo-rectais?

Quando a dimensão dos pólipos é inferior a 1 cm, não costumam surgir sintomas, no entanto quando ocorrem o principal é sangramento retal.

Por não serem evidentes, muitas vezes estes pólipos são descobertos em exames de rotina ou para despiste de outras condições, por exemplo no exame de sangue oculto nas fezes.

No caso do pólipo apresentar uma dimensão superior a 1 cm, os sintomas mais comuns são:



1. Sangue visível nas fezes
2. Fezes com cor mais escura (normalmente significa presença de sangue)
3. Mucorreia (que provoca fezes com muco)
4. Mudança nos hábitos intestinais
5. Dor abdominal, náuseas e vómitos
6. Anemia ferropriva (anemia provocada pelo défice de ferro)

Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os sintomas dos pólipos colo-rectais!

PARTILHE!
Categorias: AlertasSintomas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.