Sim, qualquer pessoa pode desenvolver ou ter. Perceba o porquê e como pode ser feito o diagnóstico ao longo do artigo.

Uma doença autoimune é qualquer doença que tenha sido originada como consequência de um ataque do sistema imunitário ao próprio organismo. Por motivos variados e desconhecidos, o sistema imunitário pode confundir tecidos saudáveis com ameaças e atacá-los.

O que é ao certo o sistema imunitário?

O sistema imunitário é um complexo sistema de defesa do corpo humano e que atua contra qualquer tipo de ameaça interna, como por exemplo, bactérias, fungos, parasitas, proteínas, entre outras.

É suposto que este complexo sistema seja capaz de distinguir:

1. O que pode ser prejudicial para a pessoa

2. O que faz naturalmente parte do corpo humano (células, tecidos, órgãos, etc)

3. O que não é natural do corpo humano, mas que não representa riscos, como por exemplo, alimentos digeridos

Sempre que o sistema imunitário deteta uma ameaça (antigénio) produz células de defesa, denominados anticorpos. No entanto, nem sempre o sistema imunitário é capaz de produzir anticorpos adequados ou suficientemente fortes para eliminar as ameaças.

Há ainda outro cenário, que é quando o sistema imunitário não consegue identificar que o é natural do corpo humano e desenvolve anticorpos para atacar determinadas células, tecidos ou órgãos. Quando este processo ocorre, desenvolvem-se doenças autoimunes.

Quais são as causas?

Não se conhece ao certo a origem desta deficiência no sistema imunitário.

No entanto uma das teorias mais aceite é que o sistema imunitário, mesmo depois de eliminar determinadas ameaças, continua a procurar por células, tecidos ou proteínas que tenham caraterísticas e propriedades semelhantes a essas ameaças. Por vezes, confunde tecidos saudáveis com ameaças por apresentarem propriedades semelhantes.

Por exemplo, o síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune. É comum as pessoas que apresentam este síndrome terem tido diarreia causada pela bactéria Campylobacter jejuni semanas antes da ocorrência do síndrome. Isto porque o sistema imunitário procura por caraterísticas semelhantes ao da bactéria e acaba por atacar umas proteínas existentes nos neurónios do ser humano que apresentam semelhanças com a bactéria Campylobacter jejuni, dando origem ao síndrome de Guillain-Barré.

Quais são as doenças autoimunes mais conhecidas?

1. Diabetes tipo 1

2. Lúpus

3. Artrite reumatóide



4. Doença de Crohn

5. Esclerose múltipla

6. Doença de Graves

7. Psoríase

Entre muitas outras.

As doenças autoimunes têm sintomas comuns?

Há alguns sintomas caraterísticos como:

1. Cansaço

2. Febre

3. Desânimo

4. Sensação de mal estar

No entanto, a verdade é que o quadro clínico de cada doença autoimune é muito distinto, por isso cada doença tem os seus sintomas caraterísticos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado com base no estudo dos sintomas sentidos pelo paciente e também pela pesquisa de determinados anticorpos no sangue.

O anticorpo mais comum é o ANA (Anticorpo Antinuclear). A sua presença no sangue não indica necessariamente a presença de uma doença autoimune, mas é frequente o resultado do teste ser positivo no caso de doença autoimune, como por exemplo no caso de Lúpus.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Sistema Imunitário Debilitado: 10 Sinais!

Ter Aftas recorrentemente é Sintoma de várias Doenças. Conheça-as!



Partilhe e ajude os seus amigos a perceberem o que é uma Doença Autoimune!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.