O excesso de ferro no organismo pode ser provocado por diversas causas, tais como, fatores genéticos, tratamento de anemia, transfusões de sangue, alcoolismo, dieta alimentar rica em ferro, entre outras.

Uma das condições mais comums quando ocorre excesso de ferro é a hemocromatose hereditária que afeta cerca de 0,5% da população adulta.

É uma doença que altera o controlo de absorção de ferro pelo intestino e que conduz o organismo a absorver quantidades excessivas deste mineral.

Os órgãos que normalmente são mais prejudicados pelo excesso de ferro são o coração, fígado e pâncreas. É uma condição que pode provocar doenças cardíacas, diabetes, artrite e, vários estudos ainda englobam, cancro.

Quais são os sintomas principais de excesso de ferro?

Geralmente as pessoas que apresentam excesso de ferro apresentam um tom de pele cinza-azulado ou metálico.

Os sintomas mais comuns são:
1. Cansaço e fraqueza
2. Falta de desejo sexual



3. Dor abdominal
4. Perda de peso sem motivo aparente
5. Dor nas articulações
6. Queda de cabelo



7. Alterações nos ciclos menstruais
8. Arritmias
9. Edemas (inchaços)

Quando o excesso de ferro ocorre após os 40 anos, existe uma maior probabilidade de ocorrerem lesões hepáticas para além das complicações mencionadas anteriormente. Após esta idade, é frequente provocar aumento de gordura ou endurecimento do fígado, cirrose ou cancro do fígado.



Como é realizado o diagnóstico de excesso de ferro?

O diagnóstico é efetuado através de um exame ao sangue, o hemograma, de forma a avaliar os valores da ferritina.

O hemograma é um exame que deve ser realizado anualmente pela população adulta e duas vezes por ano por quem sofre de hemocromatose ou possui histórico familiar da doença.

Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os sintomas do excesso de ferro!

PARTILHE!
Categorias: AlertasPrevenção

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.