Quer o seu sistema imunitário esteja debilitado, quer pretenda simplesmente estimulá-lo de modo a diminuir as probabilidades de desenvolver determinadas doenças, deve adoptar um estilo de vida saudável, ou seja, dar a devida importância ao seu sono, evitar o sedentarismo, tentar minimizar o stress e adoptar uma dieta equilibrada.

Os hábitos de cuidado pela saúde têm-se degradado bastante nas últimas décadas, muito devido às pessoas pensarem que não precisam de ter determinados cuidados, pois caso necessitem há-de haver alguma medicação ou tratamento para as ajudar. Apesar dos avanços da medicina, é um pensamento muito perigoso de se ter, pois não há tratamento para muitas patologias e para além disso há doenças que até podem ser tratadas e curadas, mas que condicionam e limitam imenso a qualidade de vida das pessoas. Por isso, sem haver necessidade de cair em exageros, a nossa sugestão é que adopte um estilo de vida saudável.

Para estimular o sistema imunitário consumir as doses diárias recomendadas de fruta e legumes já é um hábito que vai aumentar as suas defesas. Deve ingerir cinco porções por dia, por exemplo, 3 peças de frutas e 2 porções de legumes.

Algo que acontece com relativa frequência é as pessoas ingerirem as 5 peças de fruta e/ou legumes, mas sempre os mesmos alimentos. Sendo que deve variar os alimentos que ingere de modo a obter nutrientes distintos.

De seguida vão ser divulgados 8 alimentos que deve beneficiar para fortalecer o estado do seu sistema imunitário.

1. Frutas cítricas

Laranja, kiwi e limão são exemplos de frutas ricas em vitamina C que são fundamentais para fortalecer as defesas naturais.

2. Legumes de folha verde escuro

Brócolos, couve e espinafre são exemplos de legumes ricos em ácido fólico. Este nutriente auxilia a produção de glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa organismo.



3. Alimentos ricos em zinco

Feijão, ervilhas e grão de bico são exemplos de alimentos ricos em zinco. Este nutriente é especialmente importante para combater constipações, gripes e outras infeções.

4. Alimentos oleaginosos

Nozes, castanhas e amêndoas são uma boa opção de alimentos ricos em vitamina E. Esta vitamina torna-se mais importante com o decorrer da idade, pois evita a diminuição da atividade imunitária que se agrava com o avançar da idade.

5. Tomate

O tomate é rico em licopeno e é um forte antioxidante. É especialmente relevante para o combate de doenças cardiovasculares.

6. Alimentos ricos em Ómega-3

Salmão e atum (fonte animal) ou linhaça e chia (fonte vegetal) são alimentos ricos em ómega 3 que é essencial para a saúde arterial e para estimular a imunidade do organismo.

7. Gengibre

O gengibre é rico em vitamina C e B6 e apresenta ação anti-bacteriana e anti-inflamatória. Por conseguinte é um forte aliado das defesas do corpo humano.

8. Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que transforma-se em vitamina A e que é fundamental para proteger o organismo de diversas infeções.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Problemas de Digestão? Então favoreça a ingestão deste Alimento!

Dor nas Articulações? Conheça Alimentos que não pode Dispensar!



Partilhe e ajude os seus amigos a fortalecerem o sistema imunitário!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.