O termo “barriga inchada” é usado para descrever a sensação de aumento do volume abdominal associado a desconforto. Por não ser um termo médico, “barriga inchada” não possui uma definição clara, por conseguinte quando ocorre de forma frequente procura-se diagnosticar a causa da sua ocorrência.

Existem várias doenças e condições que provocam a sensação de barriga inchada, desde excesso de gases até à presença de um tumor abdominal. De seguida, vão ser reveladas as causas principais.

1. Excesso de gases

O excesso de gases está normalmente associado à ingestão de determinados alimentos. Muitos desses alimentos são essenciais para uma dieta saudável, por conseguinte pode haver uma moderação de ingestão, mas não uma remoção total, a menos que hajam indicações médicas para tal.

Alimentos que tendem a provocar excesso de gases:
1.1 Feijão
1.2 Ovos
1.3 Leite
1.4 Batata
1.5 Milho
1.6 Farelo de trigo
1.7 Cereais
1.8 Brócolos
1.9 Alho
1.10 Repolho
1.11 Couve-flor
1.12 Bebidas gaseificadas



2. Síndrome do Intestino Irritável

3. Prisão de ventre (constipação intestinal)

4. Doença celíaca

Carateriza-se pela ocorrência de reações inflamatórias no intestino delgado sempre que são ingeridos alimentos que contenham glúten.

5. Gordura abdominal

Um aumento do volume da barriga pode ser causado pelo acumular de gordura na região abdominal.



6. Ascite

Ocorre quando existe uma acumulação de líquido dentro da cavidade abdominal. Normalmente, é um sintoma comum de doenças mais graves como o caso de cirrose hepática.

7. Intolerância à lactose

Quando o organismo tem dificuldade em digerir a lactose (açúcar presente na maioria dos produtos à base de leite) diz-se que existe intolerância à lactose. Os sintomas costumam ocorrer até duas horas após a ingestão de um lacticínio e os mais comuns são:
7.1 Diarreia
7.2 Cólicas
7.3 Flatulência
7.4 Barriga inchada



8. Aumento do volume de órgãos ou produção descontrolada de células

8.1 Fígado gordo
8.2 Miomas
8.3 Tumores
8.4 Obstrução da bexiga
8.5 Rins poliquísticos

9. Parasitoses

Existem inúmeros parasitas intestinais que provocam barriga inchada. A principal forma de contaminação é via ingestão de água ou alimentos contaminados.

Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem as causas da barriga inchada!

PARTILHE!
Categorias: Causas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.