Vivemos num mundo em que a ansiedade faz parte do dia a dia das pessoas. Na realidade a ansiedade é uma reação normal e natural do ser humano, que surge quando as pessoas se deparam em situações de expetativa, medo, insegurança, incerteza, entre outras.

Estudos indicam que 16,5% dos portugueses sofrem de distúrbios de ansiedade. Embora não seja do conhecimento geral, tal como existe tratamento para a depressão, também existe tratamento para a ansiedade. Caso considere que a ansiedade que sente está a passar um limite aceitável, fale com o seu médico sobre isso. Pode ser do seu interesse: Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada!

Existem alimentos que podem ser privilegiados para se combater a ansiedade. Alimentos ricos em aminoácidos e vitaminas essencias que atuam diretamente no stress, de modo a aumentar os níveis de serotonina, que é responsável pela sensação de relaxe e bem estar. Alguns desses alimentos vão ser referidos de seguida:

1. Frutas cítricas

Para além de serem um aliado essencial para melhorar o seu sistema imunitário, a vitamina C diminui a produção de cortisol, que é a hormona produzida pelo corpo humano em situações de stress e ansiedade e que é responsável por comunicar ao seu corpo que está sob stress. Por conseguinte, ao limitar a produção desta hormona, vai promover o bom funcionamento do seu sistema nervoso e aumentar a sensação de bem estar.



2. Ovos, leite e derivados do leite

Estes alimentos são uma ótima fonte do aminoácido triptofano. Este aminoácido alivia os sintomas de ansiedade devido a aumentar a produção de serotonina, que é a hormona que transmite felicidade. Pode optar pelo consumo de 2 a 3 porções por dia.

3. Carboidratos

Os carboidratos provenientes dos cereais e das frutas são um aliado importante para combater a ansiedade. Pois elevam o nível de açúcar no sangue, dão energia e promovem o bem estar e boa disposição. Pode optar por pão integral (com ou sem sementes), arroz integral, batata, mel, uvas, maçã, entre outros.

4. Banana

A banana tem uma elevada concentração de triptofano, que vai estimular a produção de serotonina. Daí ser uma fruta muito aconselhada para o combate da depressão e de sintomas de ansiedade.

5. Carnes brancas e peixe

Carnes brancas e peixe são uma ótima fonte de triptofano e taurina. A taurina é um antioxidante que aumenta a capacidade do neurotransmissor GABA, que é usado para controlar a ansiedade. Por um lado, vai ajudar a que sinta menos ansiedade, por outro vai estimular a sua capacidade de “aguentar” a ansiedade sem que sinta tantos sintomas.

6. Chocolate

O chocolate é rico em flavonoides, que são um antioxidante que produz serotonina. O consumo de chocolate vai estimular a sensação de bem estar, melhorar o humor e reduzir a ansiedade. Opte pelo chocolate preto que tem menos calorias e mais cacau, e por conseguinte maior concentração de flavonoides.

7. Espinafres

Os espinafres contém folato que é um ácido fólico (B9), que é uma vitamina com forte componente antidepressiva natural. Para além de estimular o seu cérebro, vai também ajudar a combater a ansiedade.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

9 Técnicas para acalmar a Ansiedade no Momento!

Gastrite Nervosa: O que é, como surge e quais são os Sintomas?



Partilhe e ajude as pessoas a saber como podem combater a ansiedade!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.