A ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma possível situação desagradável ou perigosa.

É um estado cada vez mais comum na sociedade atual, por conseguinte neste artigo pretende-se apresentar algumas técnicas que permitem aliviar a ansiedade no momento.

1. Respire fundo

A primeira técnica a fazer quando se sentir ansioso é respirar. Conte 4 segundos enquanto inspira e 4 segundos a exprirar. É o suficiente para sentir diferença e acalmar-se.

O tempo de inspiração e expiração ideal varia de pessoa para pessoa, porém entre 4 a 7 segundos são os valores mais consensuais entre os especialistas.

É uma técnica poderosa, porque o respirar fundo vai garantir que não entra em hiperventilação e ajuda a equilibrar a quantidade dióxido de carbono no seu organismo.

2. Aceite que está ansioso

A ansiedade é um sentimento que pode surgir como qualquer outro. É simplesmente uma reação emocional, portanto procure aceitar isso.

Vários estudos comprovam que as pessoas que não aceitam a ansiedade quando a sentem, sofrem os sintomas de uma forma mais intensa.

Aceitar a ansiedade não significa conformar-se com a situação, simplesmente significa aceitar a reação emocional que está a sentir.

3. Lembre-se que o seu cérebro está a sobrevalorizar o medo de uma forma irracional

A ansiedade intensifica o receio e o medo que sente de uma forma irracional. Lembre-se disso quando sentir-se ansioso, pense que aquilo que está a sentir é causado e acentuado pela ansiedade.



4. Questione os seus pensamentos de uma forma pragmática

Quando sentir medo ou receio de algo, pense de forma pragmática se há fundamento para sentir esse receio.

Ao fazer este exercício, vai perceber que não tem motivos para sentir-se tão ansioso.

5. Pense em coisas que o acalmam

Normalmente, quando as pessoas estão ansiosas entram num estado psíquico muito focado no negativo. Procure visualizar algo que o acalme. Por exemplo, pense no seu filho, numa memória, numa paisagem, entre outras opções.

6. Fale consigo próprio de uma forma positiva

Durante o estado ansioso, as pessoas tendem a ter diálogos negativos com elas próprias. Faça um esforço para contrariar essa tendência, diga com palavras de encorajamento a si mesmo.

7. Pense no seu “eu” ideal

Este ponto é curioso, mas tem estudos a comprovar a sua eficácia. Em momentos de ansiedade, as pessoas pensarem nelas próprias e nos seus respetivos modelos ideais, faz a mente focar num cenário em que a ansiedade não está presente. A mente do ser humano ao ver o modelo ideal como um possível objetivo, procura atenuar as condições que não fazem parte desse mesmo cenário.

8. Pense em sentimentos e sensações positivas

Tal como pode procurar imaginar coisas que o acalmam, também pode optar por pensar em sentimentos e sensações positivas. Por exemplo, no gosto da sua sobremesa preferida. Respire fundo, feche os olhos (se possível) e pense na sua sobremesa favorita e no respetivo sabor. Ao ter este tipo de pensamento, vai fazer a sua mente fugir do enredo da ansiedade.

9. Pense no presente

Normalmente, as pessoas sentem-se ansiosas quando pensam em algo que pode ocorrer no futuro. Portanto, respire fundo e pense somente no presente. Concentre-se naquilo que está a fazer no momento e evite pensar no que pode ou não acontecer no futuro.

Consideramos também do seu interesse:

Sintomas iniciais de um Esgotamento Nervoso!

Conheça a causa das suas Dores de Barriga consoante a zona da dor!



Partilhe e ajude os seus amigos a controlar a Ansiedade

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.