A candidíase é uma infeção fúngica que ocorre na presença de um fungo chamado Candida.

Estudos referem que 70% das mulheres contraem esta infeção pelo menos uma vez na vida, das quais 50% mais que duas vezes.

A candidíase é mais conhecida pelas mulheres, devido às candidíases genitais serem comuns na gravidez, contudo é uma infeção que também pode ocorrer nos homens.

Na gravidez é bastante comum, porque nessa fase os níveis de estrogénio estão naturalmente mais elevados. E níveis de estrogénio elevados é uma das causas mais comuns para a ativação deste tipo de infeção. Para conhecer todas as causas principais, consulte: Causas da Candidíase: Afinal o que provoca esta infeção?

Este tipo de infeção ocorre mais frequentemente na pele, unhas, nos orgãos genitais e na boca. Para conhecer os sintomas desta infeção em cada zona, consulte: Sintomas da Candidíase!

Consoante o local da infeção, o tratamento é ligeiramente diferente, sendo que a base para eliminar este fungo é a mesma. De qualquer maneira, o tratamento deve ser acompanhado pelo seu médico.

Uma higiene apropriada é fundamental para tratar e prevenir a propragação do fungo Candida. Deve lavar a sua pele regularmente e tão importante como uma correta limpeza, é a secagem. Este fungo cresce em locais quentes e húmidos, por isso se não secar bem a pele, está a propocionar o ambiente ideal para o crescimento deste fungo.

Outra causa deste tipo de infeções, são diabetes descontrolados, ou seja, quando os níveis de açúcar no sangue estão fora do controlo. Por conseguinte, para curar e prevenir a Candidíase, deve procurar manter um bom nível de acúçar no sangue, isto pode incluir ter que reduzir à quantidade de açúcar ingerida.

No entanto, muito provavelmente poderá ter que recorrer à aplicação de uma pomada ou de medicação oral.

Em termos de medicação oral, 1 comprimido de Fluconazol 150 mg ou Itraconazol 200 mg durante 3 dias deverá ser o suficiente para até ao fim de 2 semanas eliminar a infeção.

As pomadas também são uma boa solução. Devem ter como composto base o Fluconazol, Clotrimazol, Nistatina ou Cetoconazol. Para eliminar-se a infeção, deverão ser necessários 14 dias.

De qualquer maneira, consulte o seu médico e/ou farmacêutico para darem a opinião do seu caso.

Há também alguns cuidados que deve ter para curar e prevenir a Candidíase. Sendo eles,



1. Boa higiene e secar sempre bem, depois da lavagem

2. No caso de candidíase genital, não ter relações sexuais sem preservativo

3. Dar preferência a roupa feita na base do algodão e pouco apertadas

4. Evitar o uso excessivo de remédios, especialmente de antibióticos. Pois o seu consumo favorece a propagação de determinados fungos. Muita atenção neste ponto, se toma antibióticos, será por algum motivo. Por isso não deixe de os tomar, sem antes falar com o seu médico.

5. Beber bastante água e hidratar-se bem

6. Dar preferência a legumes e fruta

7. Evitar álcool, açúcar e alimentos gordurosos

A pensar na sua saúde, sugerimos também:

Dores no Fundo das Costas: Quando ir às Urgências ou ao Médico?

Sintomas de quem tem problemas de Tiroide!



Partilhe e ajuda as pessoas a curar a Candidíase!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.