A Gripe pode ser bastante constrangedora, com sintomas desde febre e tosse a dor de garganta, congestionamento nasal, calor e arrepios.
Normalmente, pode e deve ser tratada com medicamentos. Contudo, em muitas situações, é possível curar a Gripe sem que tenha que sair de casa.
Como curar a gripe em 7 passos:
1. Hidratar o organismo
A gripe provoca desidratação, especialmente se ocorrer diarreia e vómitos. Portanto, deve ser efetuada uma hidratação responsável. A água é uma boa opção, sendo que fruta e bebidas isotónicas também. Por outro lado, deve ficar afastado do café, pois tem ação diurética. Chá também é uma boa opção, pois, caso tenha dor de garganta, pode ajudar a atenuar a dor. Mantenha-se afastado de bebidas alcoólicas.
2. Canja de Galinha
Vários estudos já comprovaram a eficácia das sopas de frango no tratamento de infeções respiratórias.
3. Repouso
Ouça o seu organismo. Se não se sente com forças, não faça esforços. Para além disso, procure ter bons ciclos de sono que vão ajudar a fortalecer o sistema imunitário.
4. Respirar vapores de água
Respirar vapor de água ajuda a aliviar a congestão nasal e a diminuir a dor de garganta. Uma dica interessante é, deixar água quente a correr na banheira e sentar-se no quarto de banho para respirar esse vapor de água. Ou então simplesmente ferver água. Pode juntar eucalipto ou hortelã.
5. Compressa fria ou quente
Pouse uma compressa na testa e nariz. Fria caso necessite de baixar a temperatura. Morna a quente, caso não tenha temperatura, e pretenda diminuir dor de cabeça que a gripe tenha provocado.
6. Gargarejar
Gargarejar com água salgada ajuda a remover o muco que se instala na parte de trás da garganta e pode ainda ajudar a desintupir os ouvidos.
7. Alguém que o ajude
Uma pessoa não vai fazer baixar a temperatura nem curar a dor de garganta, mas ter alguém a reconfortar e a ajudar com as dicas a cima, é confortante e reconfortante.
Pode ser interessante também conhecer:
Porque é que a Gripe pode ser tão fatal?
Partilhe com os seus amigos e ajude a curar gripes!