A Gripe pode ser bastante constrangedora, com sintomas desde febre e tosse a dor de garganta, congestionamento nasal, calor e arrepios.

Normalmente, pode e deve ser tratada com medicamentos. Contudo, em muitas situações, é possível curar a Gripe sem que tenha que sair de casa.

Como curar a gripe em 7 passos:

1. Hidratar o organismo

A gripe provoca desidratação, especialmente se ocorrer diarreia e vómitos. Portanto, deve ser efetuada uma hidratação responsável. A água é uma boa opção, sendo que fruta e bebidas isotónicas também. Por outro lado, deve ficar afastado do café, pois tem ação diurética. Chá também é uma boa opção, pois, caso tenha dor de garganta, pode ajudar a atenuar a dor. Mantenha-se afastado de bebidas alcoólicas.

2. Canja de Galinha

Vários estudos já comprovaram a eficácia das sopas de frango no tratamento de infeções respiratórias.

3. Repouso

Ouça o seu organismo. Se não se sente com forças, não faça esforços. Para além disso, procure ter bons ciclos de sono que vão ajudar a fortalecer o sistema imunitário.



4. Respirar vapores de água

Respirar vapor de água ajuda a aliviar a congestão nasal e a diminuir a dor de garganta. Uma dica interessante é, deixar água quente a correr na banheira e sentar-se no quarto de banho para respirar esse vapor de água. Ou então simplesmente ferver água. Pode juntar eucalipto ou hortelã.

5. Compressa fria ou quente

Pouse uma compressa na testa e nariz. Fria caso necessite de baixar a temperatura. Morna a quente, caso não tenha temperatura, e pretenda diminuir dor de cabeça que a gripe tenha provocado.

6. Gargarejar

Gargarejar com água salgada ajuda a remover o muco que se instala na parte de trás da garganta e pode ainda ajudar a desintupir os ouvidos.

7. Alguém que o ajude

Uma pessoa não vai fazer baixar a temperatura nem curar a dor de garganta, mas ter alguém a reconfortar e a ajudar com as dicas a cima, é confortante e reconfortante.

Pode ser interessante também conhecer:

Porque é que a Gripe pode ser tão fatal?



Partilhe com os seus amigos e ajude a curar gripes!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.