O hipotiroidismo é um doença que ocorre quando a tiroide produz hormonas em quantidades insuficientes.

Para curar-se o hipotiroidismo, uma mudança na alimentação não é o suficiente. Terá que tomar medicação prescrita pelo seu médico após respetivo diagnóstico.

No entanto, há determinados alimentos que ajudam a curar o Hipotiroidismo e outros que podem prejudicar os efeitos da medicação para o tratamento do Hipotiroidismo.

Neste artigo, vão ser apresentados quais os alimentos que podem ajudar e os que podem prejudicar o tratamento do Hipotiroidismo.

Dicas alimentares e alimentos a evitar/moderar:

1. Soja

A soja é rica em fitoestrógeno. Vários estudos indicam que o fitoestrógeno aumenta o risco de uma pessoa desenvolver hipotiroidismo. Por conseguinte, para quem já tem esta condição, deve evitar ingerir soja.

2. Legumes crucíferos

Legumes como bróculos e o repolho podem interferir com a produção de hormonas da tiroide se as pessoas apresentarem défice de iodo. Neste caso, a ingestão destes alimentos dificulta a capacidade da tiroide absorver iodo que é essencial para o seu correto desempenho.

3. Alimentos com glúten

O glúten pode irritar os intestinos e dificultar a absorção da medicação para o hipotiroidismo.

4. Alimentos gordurosos

Vários estudos concluíram que alimentos gordurosos impedem a correta absorção dos efeitos da medicação para problemas de tiroide.

5. Alimentos com muito açúcar

O hipotiroidismo pode desacelerar o metabolismo das pessoas, por isso a ingestão de alimentos com muito açúcar podem fazer ganhar peso muito facilmente.

6. Alimentos processados

Os alimentos processados tendem a apresentar grandes concentrações de sódio. Pessoas com hipotoroidismo devem evitar a ingestão de sódio, pois aumenta a pressão arterial. Por sua vez, o hipotiroidismo também já tende a aumentar a pressão arterial.

7. Não exagerar na ingestão de fibras

Os adultos devem ingerir entre 20 a 35 gramas de fibra por dia. Exceder essa quantia vai influenciar a maneira como os intestinos absorvem a medicação para os problemas de tiroide.

8. Excesso de cafeína

Estudos comprovam que a cafeína bloqueia a absorção dos medicamentos para o hipotiroidismo.

9. Álcool

O consumo de álcool vai alterar as quantidades de hormonas no organismo e inflienciar a capacidade da tiroide de produzir hormonas naturalmente.



Dicas alimentares e alimentos que deve consumir:

1. Peixe

O Ómega-3 presente no salmão, truta, atum e sardinhas são um forte aliado para quem sofre de hipotiroidismo. Quem sofre dessa condição, tende a apresentar pressão arterial alta, por isso alimentos que ajudem a proteger o coração são fundamentais.

2. Nozes

As nozes são ricas em selênio que é um componente fundamental para o funcionamento correto da tiroide.

3. Cereais Integrais (não exagerar na ingestão de fibras)

Como referimos anteriormente, o consumo diário de fibra de um adulto deve ser entre as 25 a 30 gramas. Por isso, não convém exagerar, contudo a prisão de ventre é um sintoma comum de quem sofre hipotiroidismo, por isso opte por alimentos à base de cereais integrais.

4. Frutas e legumes orgânicos

Um sintoma comum é o ganho de peso, por isso as frutas e legumes orgânicos são um bom aliado. Como referido anteriormente, ter alguma precaução com os legumes crucíferos.

5. Algas

Embora não seja um alimento comum na cultura portuguesa, as algas são ricas em iodo que é fundamental para o funcionamento da tiroide.

6. Leite enriquecido com vitamina D

A vitamina D é essencial para quem sofre de hipotiroidismo, pois a sua ausência é inclusive uma das causas dessa mesma condição. Opte por leite enriquecido em vitamina D e iodo.

7. Feijão (não exagerar na ingestão de fibras)

O hipotiroidismo deixa muitas vezes as pessoas sem força e sem energia. Para combater esses sintomas o feijão é um forte aliado. O feijão é rico em proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais que são extremamente benéficos para o organismo. Contudo também é rico em fibra, por isso é aconselhável a sua ingestão, mas com devida moderação.

A pensar em si, sugerimos também:

Sintomas de quem tem problemas de Tiroide!

Sintomas de quem tem Problemas no Fígado!



Partilhe com os seus amigos e ajude a curar o Hipotiroidismo!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.