Embora possa ser constrangedor falar sobre prisão de ventre, a realidade é que a constipação intestinal é algo cada vez mais comum, principalmente nas mulheres.

As causas são variadas, mas destacam-se o sedentarismo, o stress e maus hábitos de alimentação.

Pretendemos partilhar 5 hábitos que ajudam a prevenir a prisão de ventre:

1. Comer mais fibra

O consumo de fibra estimula o sistema disgestivo e promove o movimento intestinal. Pode encontrar fibra na fruta, legumes e cereais. Atenção, consuma fibra de uma forma gradual para que o seu organismo se habitue. Exemplos de alimentos ricos em fibra,

Frutas: maracujá, maçã, uvas, tangerina, morando e pêssego, entre outros.

Legumes: feijão, grão de bico, ervilhas e lentilhas, entre outros.

Cereais: aveia, linhaça, farelo de trigo, entre outros.

2. Hidratar bem o organismo

Beba bastante água. Caso não lhe agrade beber água, pode optar por outras opções incluindo sopas e sumos naturais.



3. Praticar exercício físico

Praticar exercício físico ajuda o sistema digestivo a ficar mais ativo e saudável. Não precisa de ser um grande atleta, uma simples caminhada de 20 a 30 minutos vai ajudar bastante a regular o organismo.

4. Respeitar o seu tempo na casa de banho

Vários estudos comprovam que o tempo médio que um adulto passa na casa de banho tem diminuído. Os resultados são justificados pelo aumento do stress e ansiedade na sociedade. Também foi comprovado que esse facto, aumenta a probabilidade da ocorrência de prisão de ventre. Por conseguinte, combata esta tendência. Respeite o seu tempo na casa de banho e evite fazer as suas necessidades com pressa.

5. Consultar o seu médico acerca do consumo de laxantes

Tomar laxantes com frequência vai fazer com que o seu sistema se habitue à ação dos mesmos. Portanto, se tiver prisão de ventre durante um longo período de tempo, o melhor é mesmo consultar o médico.

Fique ainda a conhecer:

Sabe quando uma Prisão de Ventre é mais que uma Prisão de Ventre?

7 Dicas para curar rapidamente a Prisão de Ventre!



Partilhe e ajude a prevenir a prisão de ventre!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.