Dores de cabeça é algo que, de acordo com alguns estudos, 90% das pessoas já sentiu. Normalmente, as dores de cabeça são uma condição que surge de tempos a tempos, já as enxaquecas tendem a ser mais intensas e recorrentes.

A medicação é um meio de tratamento das dores de cabeça, contudo nem sempre é necessário recorrer a medicamentos. Até porque há meios naturais eficazes para curar e prevenir as mesmas.

Neste artigo, sugerimos as seguintes dicas para que possa prevenir dores de cabeça:

Descanse

As dores de cabeça são muitas vezes sinal que o corpo precisa de descanso. Por conseguinte, descansar mais e melhor é uma ótima opção para evitar dores de cabeça.

Também é uma boa opção para curar as dores de cabeça. Deitar-se num sítio cómodo e respirar lentamente e relaxadamente durante 10 minutos é o suficiente para ajudar aliviar as dores. Para uma recuperação mais eficiente, dormir até uma hora ajuda.

Comer menos, mas mais vezes

Quando as pessoas não comem durante um considerável período de tempo, a sensação de fraqueza e tontura pode resultar da baixa quantidade de acúcar no sangue. Por conseguinte, comer menos, mas mais vezes vai ajudar a manter um nível saudável de açúcar no sangue e prevenir dores de cabeça.

Há alimentos que ajudam a prevenir dores de cabeça, sugerimos alimentos ricos em magnésio:

1. Espinafres

2. Tofu

3. Azeite

4. Sementes de abóbora e girassol

Na última dica, apresentamos mais alguns alimentos que o podem ajudar.

Não se exceda no álcool

Esta dica é básica e fácil de entender. As bebidas alcoólicas desidratam o organismo e uma das origens das dores de cabeça é a desidratação.

Estudos comprovam que nas pessoas que são mais susceptíveis de terem enxaquecas ou dores de cabeça, o álcool provoca facilmente essas condições.

Mantenha-se hidratado

As dores de cabeça são dos primeiros sinais da desidratação.

Evite ingerir fluídos apenas nas grandes refeições, procure ingerir líquidos ao longo do dia. Um adulto deve consumir de 11 a 15 copos de água por dia, mas também pode optar por hidratar-se através de outros meios, como por exemplo, o consumo de frutas e legumes.

Atenção ao excesso de peso

Há vários estudos que comprovam que excesso de peso provoca mais facilmente e mais recorrentemente dores de cabeça. Existem ainda casos em que o excesso de peso conduziu a que as dores de cabeça passassem de pontuais a crónicas.

Combata o stress

Há estudos que comprovam que quanto mais stress uma pessoa sentir, maior a frequência das dores de cabeça.

Por conseguinte, apesar do mundo atual ser cada vez mais stressante, deve procurar reservar algum tempo do dia para fazer algo que gosta.



Cafeína pode ajudar, mas não em exagero

O café tem um leve analgésico natural, por isso muitas pessoas bebem café ao primeiro sinal de dor de cabeça. Contudo, fazer recorrentemente esta técnica, vai fazer com que o seu organismo se habitue. Por isso, beba café moderamente.

Faça pausas quando estiver a trabalhar em frente ao computador

Ficar muito tempo concentrado a olhar para o ecrãn de um computador é algo que provoca dores de cabeça. Por conseguinte, faça uma breve pausa a cada 30 a 60 minutos

Não exagere na exposição ao Sol

Apanhar Sol é ótimo em vários sentidos: ajuda a diminuir o stress e transmite vitamina D ao seu organismo, entre outros. Contudo, a exposição excessiva ao Sol contribui para que tenha dores de cabeça, quer pelo facto de aumentar a temperatura do seu organismo, como também devido a desidratar o seu corpo.

Pratique atividade física

Praticar atividade física quando se tem uma dor de cabeça, não é aconselhado, pois pode intensificar as dores. Porém, é bastante aconselhável praticar atividade física no dia a dia, sempre que não sinta dores de cabeça. Para além de libertar endorfinas, que são um analgésico natural, também ajuda a diminuir o stress.

Esteja atento aos alimentos que provocam dores de cabeça

Por exemplo, queijo e enchidos são alimentos a serem evitados por pessoas que sofrem de dores de cabeça recorrentemente. Contudo, pode variar de pessoa para pessoa, por isso procure identificar quais os alimentos que provocam-lhe dores de cabeça e não abuse desses mesmos alimentos.

Evite locais de muito barulho e agitação

Se é uma pessoa que sofre com dores de cabeça, sempre que possa evite lugares com demasiado barulho e agitação, visto que são fenómenos que contribuem para despoletar dores de cabeça.

Seja adepto destes alimentos

Uma dieta rica em determinadas vitaminas ajuda a prevenir dores de cabeça. Sugerimos:

1. Vitamina B2: encontra nos bróculos, agrião, repolho e ovos, entre outros

2. Coenzima Q10: encontra nos espinafres, soja, amendoins, nozes e castanhas, entre outros

3. Magnésio: amêndoas, avelã, arroz integral, sementes de abóbora, beterrava, entre outros

A pensar no seu bem estar, sugerimos:

8 Dicas para o Alívio Rápido das Dores de Cabeça!

Quando devo ir ao médico por causa de uma Gripe?



Partilhe e ajuda a prevenir dores de cabeça!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.