O Alerta Saúde é um portal que tem a missão de cuidar da saúde dos portugueses.

Um objetivo que temos e queremos impulsionar é o de alertar as pessoas para a importância de uma atitude proativa na Saúde em detrimento de uma postura reativa.

Isto porque, hoje em dia, muitas pessoas pensam que há medicação e tratamento para tudo. Este pensamento faz com que adoptem uma postura reativa em relação à sua Saúde, fazendo com que não tomem as devidas precauções para cuidar da sua Saúde, pois sabem que se ocorrerem determinadas complicações, haverá algum medicamento ou algum tratamento que as ajudará.

No entanto, essa postura é perigosa. A melhor maneira de se lidar com a Saúde é prevenindo a ocorrência de determinadas condições. É verdade que obriga a uma maior disciplina e a alguns sacrifícios, no entanto acreditamos que compensem largamente. Até porque, não há mesmo medicação nem tratamento para tudo, antes houvesse.

Neste sentido, gostávamos também de realçar que no campo da prevenção nem tudo se previne com medicação ou suplementos. Há hábitos simples que são bastante benéficos para a saúde das pessoas, tal como há outros que são prejudiciais.

Neste artigo, pretende-se divulgar alguns hábitos do dia a dia que pode ter e que provocam ansiedade mesmo que não se aperceba.

Se tiver hábitos que não permitem relaxar devidamente, o stress e ansiedade naturalmente vão aumentar.

Atente aos seguintes hábitos e recorde-se do que foi referido anteriormente. Nem tudo tem tratamento, por isso adopte uma postura proativa e cuide da sua Saúde.

1. Não reserva nenhum tempo para atividade física

Para praticar atividade física não necessita de ir para o ginásio, há muitas atividades que pode praticar em sua casa. Desde jardinagem, caminhadas, saltar às cordas ou simplesmente saltar entre muitas outras.

Praticar atividade física regularmente aumenta a força, a resistência, faz com que o o seu sistema cardiovascular torne-se mais eficiente e liberta endorfinas que são analgésicos naturais.

Por conseguinte, a falta do mesmo é um hábito que está a prejudicar o seu bem estar e a sua saúde mental.

Perceba melhor a sua importância em: Sedentarismo mata o dobro da Obesidade e o mesmo que o Fumar!

2. Não bebe a quantidade de água suficiente

Sabe que é algo que tem que fazer, mas nada muda no seu dia a dia para se hidratar melhor. A verdade é que se nada fizer, nada mudará. Por isso, adopte alguma estratégia para hidratar-se devidamente.

A desidratação conduz a uma redução do volume do sangue, o que faz com que o coração bombeie de forma menos eficiente. Esta condição provoca que o oxigénio e nutrientes cheguem aos músculos e órgãos mais lentamente e, consequentemente, provocam que tenha mais dificuldade em relaxar e controlar a ansiedade.

3. Não está a ingerir Ferro suficiente.

O ferro é um elemento de origem mineral fundamental às pessoas. O consumo diário recomendável varia entre as 8 a 18 miligramas.

O défice de ferro no organismo deixa as pessoas mais lentas, irritadas, enfraquecidas e com défices de concentração. A irritação pode deixá-lo mais stressado e o stress tende a aumentar a ansiedade.

Dica: Opte por uma dieta rica em feijão, grão de bico, frutos secos, cereais integrais, entre outras opções.

4. Exige demasiado de você

Sim. A saúde não é só condicionada por substâncias químicas que o seu corpo necessita para um correto funcionamento. A componente psicológica do organismo afeta muito a sua saúde, tanto em termos psíquicos como físicos.

Portanto, quem deseja ser saudável tem que valorizar e proteger o seu bem estar mental.

Definir metas que são irreais ou extremamente difíceis de serem alcançadas é algo que provoca frustração facilmente. Aprenda a adequar aquilo que exige de você mesmo ou irá ficar ansioso e frustrado por não conseguir cumprir aquilo que exageradamente estipulou.

5. Espera sempre o pior cenário

Estudos comprovam que pessoas que esperam sempre o pior, apresentam maiores índices de ansiedade e exaustão mental. Tenha consciência desta realidade e aos poucos vá fazendo um esforço para mudar este hábito.

Pode ajudar: 9 Técnicas para acalmar a Ansiedade no Momento!



6. Anda a negligenciar o pequeno almoço

O pequeno almoço é das refeições mais importantes do dia. Já ouviu certamente esta afirmação várias vezes, contudo continua a não valorizar esta refeição na sua rotina.

Dica: Acorde mais cedo e reserve tempo para que possa tomar uma pequeno almoço adequado.

Só o facto de tomar o pequeno almoço calmamente sem que esteja atrasado, vai ajudar a relaxar e a diminuir a ansiedade.

7. Alimentação descuidada e consome em excesso açúcar e hidratos de carbono

Uma alimentação equilibrada é absolutamente essencial para a sua saúde, mas isso é algo que já deverá ter consciência. Queremos alertar para ter cuidado com a ingestão em excesso de açúcar e hidratos de carbono simples. Estes componentes dão picos de energia, mas desaparecem do sangue rapidamente. Por isso, a curto/médio prazo o seu corpo vai sentir fadiga e ansiedade por mais doces.

Dica: quando estiver com vontade de comer doces, opte por ingerir frutas. Possuem frutose que é o açúcar da fruta e são uma opção mais saudável.

Consulte: 7 Sinais de que não está a Alimentar-se Corretamente!

8. Pensa nas preocupações mesmo em momentos de lazer

Ter momentos em que pode “desligar” o cérebro são essenciais para que diminua os níveis de stress e ansiedade. Caso contrário, pode conduzir a exaustão mental.

Dica: Reserve diariamente um período de tempo para total relaxe. Diga isso a si mesmo e tome consciência que o merece e que é fundamental para a sua saúde. Por exemplo: Depois do jantar e efetuar as respetivas lides domésticas, dê uma caminhada. Durante esta caminha faça um esforço para não se preocupar com nada. Idealmente, convide alguém para o acompanhar para que o seu pensamento não fuja facilmente para as preocupações do dia a dia. Regra, se der a caminhada acompanhado, não é permitido falarem de problemas e preocupações.

9. Cuidado com o excesso de café

Embora durante muito tempo, o café tenha sido considerado algo maléfico para a saúde das pessoas, hoje em dia é do conhecimento geral os benefícios do café, desde que não consumido em exagero.

É inclusive indicado para pessoas com determinados tipos de depressão.

No entanto, não abuse do seu abuso. O café pode acelerar o seu metabolismo e fazer com que sinta stress e ansiedade mais facilmente.

Conheça: 9 tipos de Depressão!

A importância do café em: 13 Dicas para a prevenção da doença de Alzheimer!

10. Tem maus hábitos de sono

O sono é das atividades mais essenciais e imprescindíveis do ser humano. As suas vantagens são inúmeras, desde ajudar a aliviar o stress, a relaxar a tensão muscular, a produzir diversas hormonas, entre muitas outras.

Corretos hábitos de sono são fundamentais para controlar os níveis de stress e ansiedade, por isso valorize o seu sono.

Consulte: 10 Dicas para Dormir melhor!

A pensar na sua saúde, sugerimos:

7 Alimentos que combatem a Ansiedade!

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada!



Partilhe e ajude os seus amigos a identificarem estes hábitos que os impedem de relaxar!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.