Se não forem tomadas as devidas medidas de prevenção, a probabilidade de uma pessoa desenvolver gripe durante o Outono e Inverno é de 20%.

Para a maior parte das pessoas, a gripe não é uma doença muito grave e cura-se normalmente até uma semana. Contudo, a gripe pode ser fatal, especialmente para pessoas que têm determinadas condições, tais como asma, diabetes, problemas de coração, entre outras.

Neste artigo pretendemos divulgar algumas medidas de prevenção que podem ajudar a afastar a gripe.

Tome a vacina da gripe

Os especialistas defendem que a melhor maneira de prevenir a gripe é através da vacina da gripe.

A melhor altura para tomar a vacina é no início do Outuno, contudo nunca é tarde de mais, por isso caso não tenha tomado, mesmo durante o Inverno é melhor do que simplesmente não tomar.

Proteja-se dos germes

O vírus da gripe é facilmente transmissível de uma pessoa para a outra. Muito devido ao facto do vírus da gripe ficar ativo durante cerca de 8 horas em superfícies, como por exemplo na mesa de um restaurante.

Quando toca numa superfície que esteja contaminada pelo vírus da gripe e leva a mão aos olhos, nariz, orelhas ou boca, tem probabilidade de ser contagiado pela gripe.

Algumas dicas para que se proteja dos germes:

1. Lave sempre as mãos com água quente antes de qualquer refeição

2. Quando estiver num local público e for a altura dos surtos da gripe, evite levar as mãos aos olhos, nariz, orelhas ou boca sem as lavar antes

3. Leve consigo um desinfetante para as mãos, quer em forma de gel ou toalhitas. Sempre que não tiver uma casa de banho por perto, opte por desinfetar as mãos

Fortaleça o seu sistema imunitário

Para que a gripe não o contagie facilmente, é fundamental ter o seu sistema imunitário fortalecido. Algumas dicas:

1. Ter uma dieta equilibrada

2. Praticar atividade física moderada 5 vezes por semana

3. Durma entre 7 a 9 horas por noite

Estas são as dicas gerais para fortalecer qualquer sistema imunitário. Mais à frente indicamos alguns alimentos que ajudam também a fortalecer o sistema imunitário.



Deixe de fumar

Os motivos para deixar de fumar são inúmeros. Pode juntar a essa lista o facto de fumar torná-lo mais susceptível de ser contagiado pela gripe.

Está comprovado cientificamente que as pessoas que fumam contraem o vírus da gripe mais facilmente e, para além disso, as gripes dos fumadores tendem a ser mais severas e com maior probabilidade de serem fatais.

Ingira estes alimentos

Há alimentos que para além de fortalecerem o sistema imunitário, ajudam a prevenir e a combater a gripe. Sugerimos:

1. Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunitário

2. Alho: fonte de alicina, vitaminas, minerais e aminoácidos é um antioxidante por excelência e fortalece o sistema imunitário

3. Mel: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos

4. Limão: rico em antioxidantes e vitamina C

5. Laranja, tangerina, kiwi e outras frutas cítricas: alimentos ricos em vitamina C

6. Gengibre: é expectorante e por conseguinte é ótimo para quem tem expectoração, para além de reduzir as inflamações e dores

A pensar no seu bem estar, sugerimos:

Quando devo ir ao médico por causa de uma Gripe?

Como curar a Gripe em casa?



Partilhe e ajude a prevenir a gripe!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.