Em Portugal, todos os anos surgem cerca de 1800 novos casos de Leucemia. Há quem chame a este cancro de Assassino Silencioso, posteriormente vai ser explicado o motivo e em que medida pode ser prevenido.

A Leucemia é um tipo de cancro que afeta os glóbulos brancos que compõem o sangue. Normalmente, esta doença conduz a medula óssea a lançar uma grande quantidade de glóbulos brancos para a corrente sanguínea. Esses glóbulos brancos que são inseridos no sistema de uma forma exagerada, encontram-se num estado deficiente. Todas estas condições afetam a produção de hemácias, leucócitos e plaquetas, que são outros elementos do sangue. Estas componentes ao circularem defeituosas no sangue, podem acabar por alojar-se em vários orgãos e causar metástases, como por exemplo, no fígado, baço, rins, entre outros.

Os sintomas da Leucemia são variados e podem variar de pessoa para pessoa até porque cada tipo de Leucemia apresenta sintomas diferentes. Para conhecer os tipos de Leucemia e mais informações, consulte: Causas, Diagnóstico, Tipos e Tratamentos da Leucemia!

De seguida, vão ser apresentados os sintomas da Leucemia aguda, que é o tipo de Leucemia que apresenta sintomas mais severos. Já a Leucemia crônica evolui muito lentamente, daí parte da comunidade científica chamar a esse tipo de Leucemia de Assassino Silencioso. O diagnóstico deste tipo de Leucemia passa por um exame de rotina como um hemograma. Mais um motivo para fazer exames ao sangue todos os anos.

Sintomas gerais da Leucemia:



1. Nódulo (caroço) no pescoço, axilas e/ou atrás do osso do cotovelo

2. Aumento do baço, portanto pode sentir uma dor no lado esquerdo da região superior da barriga

3. Anemia, que gera cansaço e fraqueza, palidez e sonolência

4. Baixa concentração de plaquetas no sangue

5. Infeções sem justificação, que podem indicar um sistema imunitário debilitado

6. Suar mais que o normal durante o sono

7. Manchas roxas na pele

8. Dor nos ossos e articulações

9. Sangramentos comuns e fáceis de ocorrer no nariz, gengivas

De acordo com os seus interesses, sugerimos:

Como curar um Esgotamento Nervoso?

Conheça a causa das suas Dores de Barriga!



Partilhe e ajude a detetar precocemente casos de Leucemia!

PARTILHE!
Categorias: Sintomas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.