A fibromialgia é uma doença que, para além de outros sintomas, provoca dores neuromusculares difusas, ou seja, dores a nível dos músculos, ligamentos, tendões e/ou nervos.

É um dos grandes mistérios da medicina, pois apesar das dores que pode provocar, as pessoas que sofrem de fibromialgia aparentam um aspeto são, os exames físicos não revelam anormalidades e outras análises e exames complementares têm resultados normais.

São condições que tornam o diagnóstico da fibromialgia difícil e complexo.

Quais são as causas da Fibromialgia?

Investigadores acreditam que é uma doença que deriva da ocorrência de um descontrolo a nível cerebral e no processamento dos sinais de dor. Ou seja, o cérebro emite sensação de dor sem que haja nenhuma patologia ou complicação presente.

As causas da fibromialgia são ainda desconhecidas, mas existem fatores que estão associados à doença, sendo eles:

1. Genética

É uma doença comum em pessoas da mesma família, portanto acredita-se que determinadas mutações genéticas podem provocar a fibromialgia.

2. Infeções por vírus e/ou doenças autoimunes

Acredita-se que a doença possa desenvolver-se devido à infeção de determinados vírus e/ou quando o sistema imunitário ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.

3. Distúrbios psíquicos

Acredita-se que haja relação entre a fibromialgia e condições como distúrbios de sono, sedentarismo, ansiedade, depressão entre outros.

Quais são os Sintomas da Fibromialgia?

1. Dor generalizada

A fibromialgia provoca dores em determinadas partes do corpo e que demoram mais que 3 meses a passar. Normalmente provoca dores em 11 dos 18 pontos ilustrados na imagem seguinte.

2. Fadiga

É comum as pessoas que sofrem de fibromialgia acordarem já cansadas e passarem o dia com falta de energia. Muito devido ao seguinte sintoma.

3. Distúrbios do sono

Apneia do sono, insónia, hipersónia, entre outros.

4. Dificuldades cognitivas

As pessoas que sofrem da doença têm dificuldade de concentração e de prestarem atenção a atividades que exijam esforço mental.

Também é comum ocorrerem problemas de memória.

5. Dores de cabeça ou enxaqueca



6. Dor abdominal e outros sintomas comuns do Síndrome do intestino irritável

6.1 Cólicas

6.2 Sensação de inchaço e enfartamento

6.3 Gases

6.4 Diarreia ou prisão de ventre

6.5 Muco nas fezes

7. Arritmias cardíacas

8. Dormência e sensação de formigueiro nas mãos e pés

9. Falta e/ou perda de capacidade física

10. Depressão e Ansiedade

Cerca de 70% das pessoas que sofrem de fibromialgia, têm ou tiveram episódios de depressão e/ou distúrbios relacionados com ansiedade.

Apesar da fibromialgia não colocar em risco a vida das pessoas, os sintomas podem ser severos e bastante incapacitantes. Por isso, caso apresente vários destes sintomas, deve consultar o seu médico de modo fazer tratamento caso necessário.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Sintomas da Apneia do Sono!

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada!



Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os sintomas da fibromialgia!

PARTILHE!
Categorias: CausasSintomas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.