Os rins são órgãos localizados na zona posterior do abdómen e situam-se em paralelo à coluna vertebral.

Estes órgãos são essenciais por serem responsáveis ou participarem em diversas funções, tais como: filtragem do sangue, controlo dos níveis de sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio (entre outros minerais), pressão arterial, quantidade de água no corpo, produção de vitamina D, entre outros.

Numa fase inicial, as complicações e doenças renais podem não apresentar sintomas e muitas pessoas acabam por descobrir estas condições quando efetuam outros exames de rotina.

O facto de, numa fase inicial, os sintomas não serem intensos é perigoso pois o que acontece com frequência é detetarem-se as doenças renais apenas em estágios avançados.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de deteção precoce das doenças renais é através de exames ao sangue e urina.

De seguida, vão ser apresentados sintomas comuns de doenças renais numa fase inicial a intermédia. Como será perceptível, alguns dos sintomas são frequentes noutras condições, por isso é que geralmente desconfia-se de doença renal quando ocorrem no mínimo 3 a 5 em simultâneo (dependendo dos sintomas).

1. Sangue na urina (hematúria)

Hematúria carateriza-se pela presença de glóbulos vermelhos na urina, quer seja visível ou não a olho nu.

2. Urina atipicamente espumosa

É normal que surja alguma espuma no vaso sanitário quando se urina, no entanto quando há uma formação excessiva que demora mais tempo a desaparecer pode indicar que está a ocorrer perda de proteínas pela urina, que é um sinal de problema renal.

3. Edemas (inchaços) que surgem sem motivo aparente ou significativo

Quando se desenvolvem problemas renais o organismo não consegue eliminar a quantidade ideal de sódio e água, o que leva à formação de edemas.

Numa fase inicial os inchaços costumam surgir nos pés e tornozelos. À medida que a doença progride os inchaços ocorrem também nas pernas.

4. Hipertensão

A retenção de sódio e água facilitam a ocorrência de hipertensão arterial.

De salientar que a hipertensão é das doenças mais comuns da população adulta e que cerca de 95% dos pacientes com hipertensão não apresentam doença renal.



5. Anemia

Os rins produzem uma hormona chamada eritropoietina que é responsável por estimular a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Quando a função renal está comprometida ocorre défice de produção de glóbulos vermelhos e é comum provocar anemia.

6. Cansaço, perda de apetite, náuseas e vómitos

Pode também ocorrer gosto metálico na boca e mau hálito permanente, sendo que estes sintomas são mais comuns numa fase intermédia a avançada.



7. Dor nas costas na zona dos rins

A maior parte dos casos de dor na região lombar ocorrem devido a problemas osteoarticulares da coluna e não devido a uma doença renal, no entanto se a dor prolongar-se em direção à virilha já é um sinal mais suspeito problema renal, mais precisamente pedra no rim.



8. Acordar de noite para urinar frequentemente

Problemas renais fazem o rim perder a capacidade de concentrar a urina.

9. Ausência de urina

As doenças renais podem diminuir drasticamente a quantidade de urina.

Partilhe e ajude os seus amigos conhecerem sintomas comuns de doenças renais!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.