As gastrites nervosas ocorrem, como o nome sugere, quando uma pessoa está sob muito stress, ansiosa, tensa, irritada ou com qualquer outro desequilíbrio emocional. Acaba por ser uma condição relativamente comum em pessoas que sofrem de depressão ou de ansiedade.

Quando pacientes vão ao médico devido a sintomas de gastrite, em média, 7 em cada 10 são casos de gastrite nervosa e não de gastrite “clássica”. É um tipo de condição que é mais comum nas mulheres.

Qual a diferença entre a gastrite clássica e a gastrite nervosa?

A causa é logo a primeira diferença. Enquanto que a gastrite clássica surge na presença de determinadas bactérias no estômago, por exemplo da Helicobacter pylori, a gastrite nervosa é causada por desequilíbrios emocionais.



Outra diferença é que a gastrite clássica atinge a mucosa do estômago e causa uma inflamação. Já a gastrite nervosa não causa nenhum dano físico nas paredes do estômago, provoca simplesmente os sintomas.

A gastrite nervosa pode provocar uma úlcera?

A gastrite nervosa não causa nenhum dano físico no organismo, por isso não pode provocar uma úlcera.

E pode provocar cancro?

Ao contrário da gastrite “clássica”, não pode provocar cancro pelo mesmo motivo que não pode provocar uma úlcera. A gastrite nervosa não danifica as paredes do estômago. Sendo que há pessoas que sofrem de gastrite nervosa e de gastrite.

O que se pretende elucidar é que é relativamente comum pessoas comentarem “tenho um úlcera provocada por uma gastrite nervosa”. Se tem uma úlcera, não foi certamente provocada por uma gastrite nervosa.



Quais os sintomas da gastrite nervosa?

Em termos de sintomas, ambas as gastrites provocam os mesmos, podendo destarcar-se:

1. Dor no estômago ou na zona abdominal (normalmente a dor é tipo pontadas)

2. Azia

3. Perda de apetite

4. Náuseas

5. Gases e arrotos frequentes

6. Saciedade com pouca quantidade de comida

7. Sensação de garganta arranhada ou queimada

A pensar na sua saúde, sugerimos que:

Fique Alerta! Registe-se e receba os nossos conteúdos: Previna-se já!
















Partilhe e ajude as pessoas a perceberem o que é a Gastrite Nervosa!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.