A Pneumonia é uma infeção em um ou ambos os pulmões. Existem mais de 100 tipos de micróbios que podem provocar pneumonia, incluindo fungos, parasitas e fungos. Contudo, a maior parte das incidências são causadas por apenas 4 ou 5 tipos de bactérias ou vírus. Caso queria esclarecer se a pneumonia é contagiosa, consulte: Mas afinal a Pneumonia é Contagiosa ou não?

Os sintomas desta condição são variáveis, dependem muito de pessoa para pessoa e do tipo de infeção. Por exemplo, a tosse e febre, que são os sintomas mais típicos podem apresentar caraterísticas diferentes. A tosse pode ter expectoração transparente, esverdeada, amarelada ou apresentar sangue. Como também pode simplesmente nem estar presente. O mesmo no caso da febre, há casos de febre alta, baixa e até casos de pneumonia sem febre.

De qualquer maneira, há sintomas que são sempre mais comuns e que ocorrem na maior parte dos casos. Neste artigo vão ser apresentados os sintomas nos adultos da pneumonia bacteriana e da pneumonia viral. Caso deseje conhecer os sintomas nas crianças, consulte: Pneumonia em Crianças: Sintomas da Pneumonia Bacteriana e Viral!

Sintomas de Pneumonia Bacteriana nos Adultos

Na maior parte das incidências, a pneumonia que ocorre nos adultos com menos de 65 anos é de origem bacteriana.



Instala-se rapidamente e os primeiros sintomas ocorrem, normalmente, ao fim de 1 a 2 dias após a infeção. É relativamente comum a pneumonia bacteriana ser antecedida por uma gripe que deixa o organismo debilitado.

Sinais e sintomas:

1. Febre, alta ou baixa

2. Tosse, seca ou com expectoração

3. Suores frios e arrepios pelo corpo

4. Suores

5. Dor torácica, que normalmente fica mais intensa quando respira fundo

6. Sensação de falta de ar

7. Cansaço frequente

8. Náuseas e vômitos

9. Prostração (estado de abatimento extremo, que a nível físico como psíquico. Quando ocorre, há completa imobilidade e ausência de reação a qualquer solicitação)

Os sintomas da pneumonia podem ser ligeiros e permitir tratamento com antibióticos a partir de casa, no entanto cerca de 20% dos casos necessitam de acompanhamento médico e tratamento no hospital.

Sintomas de Pneumonia Viral nos Adultos

Uma pneumonia viral nos adultos costuma ser provocada pela Influenza, que é o mesmo vírus que causa a gripe.



Este tipo de vírus é mais comum nas crianças e idosos, contudo também pode ocorrer em adultos, principalmente em obesos, grávidas e pessoas com o sistema imunitário comprometido.

Sinais e sintomas:

1. Febre alta

2. Tosse persistente

3. Falta de ar

4 Prostração (condição de abatimento extremo)

A principal caraterística deste tipo de pneumonia é que em vez de melhorar ao longo dos dias, pode apresentar um agravamento progressivo.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Que fique Alerta! Registe-se e receba as nossas novidades: Previna-se já!
















Partilhe e ajude a combater a Pneumonia!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.