A apneia do sono é um distúrbio do sono que pode provocar complicações grave. Dados de 2015 revelaram que 1 Milhão de portugueses sofrem de apneia do sono, dos quais 50% não sabe que apresenta essa condição.

A apneia do sono é também conhecida como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). É um distúrbio que ocorre quando há obstruções parciais e/ou completas das vias respiratórias durante o sono com frequência.

Qualquer pessoa pode desenvolver apneia do sono, contudo os grupos de risco são pessoas com excesso de peso, obesos, fumadores e idosos.

Se ressonar (muitas vezes não é perceptível para a própria pessoa), acordar subitamente durante a noite e sentir-se com sono durante o dia, poderá ter apneia do sono. Contudo, estes não são de todo os únicos sintomas. Mais à frente serão divulgados outros sintomas igualmente importantes.



Que Complicações pode provocar?

1. Acidentes – As pessoas com apneia do sono têm, em média, 2 a 3 vezes mais acidentes que as pessoas sem o distúrbio. Por conseguinte, devem ter cuidado extra ao conduzir, operar máquinas e noutras responsabilidades que exijam muita atenção.

2. Doenças cardiovasculares – As pessoas com apneia do sono desenvolvem mais facilmente condições como, hipertensão arterial, hipertensão pulmonar, arritmias cardíacas, insuficiência cardíava e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

3. Diabetes – as pessoas com apneia têm maior tendência para desenvolver diabetes.

4. Depressão

5. Complicações operatórias – surgem mais facilmente complicações operatórias em pessoas com apneia do sono devido a uma maior probabilidade de ocorrerem insuficiências respiratórias e eventos cardíacos.

6. Maior taxa de Mortalidade – pessoas com apneia do sono têm 2 a 3 vezes maior risco de mortalidade por qualquer causa comparativamente com pessoas sem o distúrbio.



Quais os sintomas?

Além da sensação de sono durante o dia e de ressonar durante o sono, há outros sinais e sintomas frequentes do distúrbio apneia do sono.

1. Despertar subitamente do sono com sensação de falta de ar, engasgamento e sufoco.

2. Despertar do sono com boca seca e dor de garganta

3. Despertar com dor no peito

4. Períodos de interrupção da respiração durante o sono (detetável por amigos ou familiares)

5. Falta de humor e irritabilidade

6. Falta de concentração

7. Falhas de memória

8. Dor de cabeça pela manhã

9. Falta de desejo sexual

10. Pesadelos frequentes

11. Vontade frequente de urinar durante a noite

A pensar na sua saúde, sugerimos que:

Fique Alerta! Registe-se e receba os nossos conteúdos: Previna-se já!
















Partilhe e ajude as pessoas a conhecerem os sintomas da Apneia do Sono!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.