A possibilidade de ocorrência do cancro da mama é uma das principais preocupações das mulheres em termos de saúde.

Quando ocorrem determinados sintomas, muitas mulheres ficam num estado de ansiedade elevado, contudo é importante referir que há muitas doenças benignas da mama que apresentam sintomas semelhantes aos do cancro da mama. Portanto, é importante manter a calma e ter consciência que a probabilidade de ser uma doença benigna é muito maior do que ser cancro da mama.

Dados recentes referem que 9 em cada 10 portuguesas apresenta pelo menos uma doença benigna mamária ao longo das suas vidas.

Estas doenças benignas são classificadas da seguinte forma:

1. Anomalias do desenvolvimento mamário

2. Alterações funcionais benignas da mama

3. Mastites

4. Tumores benignos da mama

Quais os sintomas das Doenças Benignas da Mama e quais as diferenças com os sintomas do Cancro da Mama?

1. Dor mamária

Pode ocorrer dor mamária em alguns cancros da mama, em que que há inflamações do tumor, contudo não é muito comum. Por sua vez, a dor mamária é muito frequente nas doenças benignas mamárias. No entanto, caso o sintoma persista e seja intenso, consulte o seu médico.



2. Cistos

Os cistos nas mamas são muito comuns. A maioria das mulheres apresenta pequenas formações císticas nas mamas o que não significa um maior risco de desenvolvimento do cancro.

O perigo nesta situação é que as mulheres se habituem a ter cistos nas mamas, deixem de fazer a palpação mamária e diminuam a probabilidade de identificar precocemente nódulos que surjam. Contudo, é essencial que tenha e mantenha o hábito de efetuar essa revisão.

Uma dica para distinguir os nódulos e os cistos é que os nódulos são mais duros que os cistos. Os cistos também têm mais facilmente oscilações de tamanho consoante a fase da menstruação.

Caso desconfie que apresenta um nódulo deverá falar com o seu médico para procurarem identificar se há ocorrência de um nódulo e se é benigno ou maligno.

3. Assimetria mamária

É muito comum, principalmente na fase de desenvolvimento mamário (adolescência).

Naturalmente, poderá e deverá consultar o seu médico caso sinta-se desconfortável, contudo a assimetria mamária é um sintoma muito comum nas doenças benignas das mamas.

4. Secreção pelo mamilo

Por motivos óbvios, as pessoas consideram que a única altura normal para ocorrerem secreções mamárias é na fase de amamentação. Contudo, cerca de 80% das mulheres pode ter secreções depois de terem um filho.

Em caso de dúvida, deve sempre consultar o seu médico. O intuito deste artigo é dar a conhecer condições benignas que podem provocar determinados sintomas. Isto porque é comum mulheres dirigirem-se aos hospitais com ataques de pânico e com ansiedade extrema por apresentarem esses mesmos sintomas.

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Vacina contra o Sarampo: Tomar ou não tomar?

Verdades e Mitos dos Chás!



Partilhe e ajude as pessoas a conhecerem os sintomas das doenças benignas das mamas!

PARTILHE!

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.