A tuberculose é responsável pelo morte de 3 pessoas a cada minuto em todo o mundo.

Afeta maioritariamente países em desenvolvimento, contudo até 2014 Portugal era o único país da Europa Ocidental com níveis de incidência de tuberculose acima da linha vermelha de 20 casos por cada 100 mil habitantes.

A tuberculose tem vindo a diminuir de forma consistente em Portugal, mas está longe de estar erradicada. É uma doença que apresenta um forte estigma social.

Há queixas de pacientes aos quais foi diagnosticado pneumonia e posteriormente identificou-se ocorrência de tuberculose. Para perceber as caraterísticas da pneumonia, consulte: Pneumonia em Adultos: Sintomas da Pneumonia Bacteriana e Viral!

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também outros componentes do organismo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose é direta, ou seja de pessoa para pessoa. A pessoa com tuberculose ao falar, espirrar ou tossir expele pequenas gotículas de saliva que podem contagiar as pessoas que estejam próximas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma doença que só afeta quem passa fome ou quem é alcoólico. Qualquer pessoa com o sistema imunitário debilitado pode ser contagiada com tuberculose.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Alguns pacientes não apresentam qualquer sintoma provocado pela tuberculose. Há casos de pessoas que tiveram a doença durante anos sem que se tenham apercebido. Nestes casos, a doença aproveita alguma fragilidade na saúde da pessoa para se fazer sentir e provocar danos de uma forma mais grave e intensa.



Os principais sintomas são:
1. Tosse seca contínua (fase inicial)
2. Tosse com secreção de pus ou sangue
3. Febre baixa
4. Suor excessivo durante a noite (sudorese noturna)
5. Falta de apetite
6. Palidez
7. Emagrecimento acentuado
8. Rouquidão
9. Sensação de fraqueza

Em casos mais graves:
10. Dificuldade acentuada na respiração
11. Colapso do pulmão

A pensar na sua saúde, sugerimos:

Mas afinal a Pneumonia é Contagiosa ou não?

Especial Filhos/Netos: Conheça Sintomas de Pneumonia na Criança!



Partilhe e ajude os seus amigos a conhecerem os sintomas da tuberculose!

PARTILHE!
Categorias: Sintomas

Alerta Saúde

O portal Alerta Saúde tem a missão basilar de zelar e cuidar da Saúde dos portugueses. Através do compromisso de divulgação de conteúdo fidedigno da área da Saúde, como também através da disponibilização aos seus utilizadores dos meios necessários para que acedam de forma célere e intuitiva aos conteúdos pretendidos.